Notícias
Painel aborda Certificação e Indicação Geográfica de destilados
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) marcou presença no III Edição do Sebrae Origens Indicações Geográficas, evento estratégico para o desenvolvimento da cadeia produtiva de produtos e regiões por meio do reconhecimento com selo de Indicação Geográfica (IG).
Realizado na sede do Sebrae/RJ, no dia 21 de outubro, o evento contou com a participação da chefe da Divisão de Certificação do INT, Rosana Carvalho Esteves, no painel dedicado à "Importância do Selo de Origem e Certificações na produção de destilados no Brasil".
Rosana destacou o papel fundamental da certificação para garantir a qualidade, a autenticidade e a valorização comercial da cachaça. O painel contou também com a participação do representante do Ministério da Agricultura e Pesca, Celso Merola; do presidente da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty (Apacap), Higor de Freitas; do gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), Higor Freitas; e do consultor e especialista em cachaça, Pedro Fajardo.
O encontro reuniu profissionais dos segmentos de turismo, gastronomia e economia criativa apresentando produtos e regiões que possuem ou estão em processo obtenção da Indicação Geográfica.