TREM DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA MAGLEV COBRA
O INT realizou o design do interior e exterior do veículo, que está em desenvolvimento pelo LASUP Laboratório de Aplicações de Supercondutores da COPPE UFRJ.
O Maglev Cobra foi o primeiro trem de levitação magnética por supercondutividade e ímãs, movido por energia elétrica, a transportar passageiros sem rodas e motores. Isso reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa e a poluição sonora.
Com várias seções articuladas, o trem pode fazer curvas mais acentuadas do que os veículos convencionais. A modularidade do veículo e das vias oferece flexibilidade aos arquitetos e reduz o impacto urbano durante a construção.
Pesando a metade de um trem leve, além de sustentável, o custo estimado do Maglev Cobra é de 3 a 10 vezes menor do que o dos sistemas metroviários tradicionais.
TRICICLO DE ENTREGAS
Pesquisas indicam que serviços de entrega, usando veículos de baixo impacto ambiental, como o desenvolvido pelo INT, podem melhorar a mobilidade urbana.
Com capacidade de 120kg, no veículo híbrido pedal/elétrico, o ciclista pedala em posição reclinada, com maior conforto e ergonomia, reduzindo o risco de lesões. Essa solução, que combina tração elétrica e pedalada, é uma alternativa sustentável, econômica e eficiente para entregas urbanas, alinhada com as políticas de transporte público.
ÔNIBUS RODOVIÁRIO
Neste projeto foram realizadas P&D de elementos do ônibus rodoviário, a poltrona do passageiro, sanitário e espelho retrovisor.
Foram realizadas pesquisas de usabilidade através de entrevistas com motoristas e passageiros, e observação do uso, para definir os parâmetros projetuais. Algumas soluções foram geradas, e destas foram construídos protótipos em escala natural para novos testes de usabilidade com usuários.
As inovações geradas foram incorporados progressivamente nas linhas de ônibus lançadas em 2001, 2004 e 2006 da empresa contratante.