Notícias
INT leva trabalhos ao maior congresso mundial da área de corrosão
Os pesquisadores Denise Freitas e Israel Lima representaram o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na AMPP Annual Conference 2025, realizado entre os dias 6 e 10 de abril, na cidade de Nashville, nos EUA. O evento representa o maior congresso do mundo na área de Corrosão, sendo organizado pela AMPP: Association for Materials Protection and Performance, associação voltada à proteção e desempenho de materiais criada a partir da fusão entre a NACE International (National Association of Corrosion Engineers) e a SSPC (Society for Protective Coatings).
Durante o evento, Denise e Israel apresentaram dois trabalhos desenvolvidos em parceria com a MODEC Brazil, com soluções para materiais usados na exploração e produção de Óleo e Gás:
- Evaluation of Zn sacrificial anodes performance to protect carbon steel in the presence of crude oil and produced water
- Study of the performance of diferente corrosion resistant alloys (CRAs) used in the manufature of fasteners in the "splash zone" under cathodic protection.
“Os dois trabalhos são muito interessantes, mas em particular o segundo artigo, das ligas especiais anticorrosivas (CRAs), foi uma metodologia desenvolvida no INT que escalou de serviço tecnológico para projeto P&D” – relata Denise Freitas, responsável pelo Laboratório de Corrosão e Proteção (LACOR) do INT.
O trabalho surgiu de uma solicitação da MODEC para avaliação do desempenho de novas ligas especiais para uso em fixadores de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência, em região de maré. O LACOR/INT desenvolveu, então, uma metodologia própria para este tipo de avaliação, cujo ineditismo e bons resultados, levaram a ganhar também uma concorrência na Petrobras (OP) para um projeto de Exploração e Produção, iniciado em março/25, e envolvendo também os laboratórios de Biocorrosão e Biodegração (LABIO) e de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM) do INT.
“Em um evento onde as principais tecnologias e pesquisas da área são apresentadas, a presença do INT dá visibilidade ao trabalho, além das discussões com nossos pares, potenciais parcerias, conhecer fornecedores e das novas tecnologias que surgem a cada ano” – comenta Denise.