Notícias
Designers do INT integram exposição DESIGN versus DESIGUALDADES
O Polo Cultural ItaliaNoRio inaugurou a exposição DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor, que traz projetos de designers brasileiros, com novas reflexões e possibilidades para o mundo contemporâneo. Dentre os nomes do design selecionados para a mostra, estão Júlio Augusto da Silva, Jorge Lopes e Bernado Senna, que atuam na Divisão de Design Industrial (DIVDI) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
Chefe do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI) do INT, Júlio C. Augusto da Silva coordenou o projeto do Andador Shift. Além do design inovador, o produto favorece a independência de pessoas com limitações de mobilidade, com vantagens práticas, como os pés recuados que facilitam a manobra de se erguer da cadeira, ajudando o usuário a se levantar sozinho.
Trabalhando com impressão 3D aplicada à medicina fetal e outros usos, como a reconstrução de modelos de arqueologia e paleontologia que constituíam o acervo do Museu Nacional, o pesquisador Jorge Lopes apresentou o modelo tridimensional impresso em tecnologia multimateriais do corpo de uma mulher grávida de 32 semanas. O designer do Laboratório de Modelos Tridimensionais (LAMOT) do INT também assina o modelo do crânio da “Luzia”, considerado o fóssil humano mais antigo da América do Sul. O mesmo é uma impressão da peça original do acervo do Museu Nacional, submetida a tomografia computadorizada antes do incêndio de 2018.
Assinada pelo designer Bernardo Senna, a última peça também traz a inspiração do Museu Nacional, mas, neste caso, com uma referência artística à recriação a partir da própria tragédia. A “Luminária da Alma” reutiliza um fragmento da estrutura do edifício encontrado entre os destroços. O protótipo foi realizado com a peça única de madeira, parcialmente restaurada para ressaltar o contraste entre conservação e destruição. Separada em duas partes, a lâmpada as une por um cilindro transparente, que acende quando se afastam. A luz simboliza a essência do conhecimento, que é a razão de ser do museu.
Serviço:
Exposição "DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor"
Curadores: Alexandre Rese e Carol Baltar (IED Rio)
Visitação: Até 14 de junho de 2025
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, das 10h às 17h.
Local: Polo Cultural ItaliaNoRio - Casa d'Italia
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 (térreo) – Centro - Rio de Janeiro
Classificação livre, com entrada gratuita