Sobre o Pronametro
O Inmetro, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Pronametro), concede bolsas destinadas a fomentar atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico em metrologia, infraestrutura da qualidade e áreas correlatas, realizadas no âmbito de suas unidades organizacionais.
As bolsas do Pronametro são oferecidas por meio de editais ou, ainda, nas modalidades “Encomenda” e “Convite”, abrangendo pesquisadores, especialistas e técnicos que atuem no país ou exterior.
A concessão de bolsas também tem como objetivo estimular a geração de conhecimento e a transferência de tecnologia, a promoção da inovação em processos e produtos e o fortalecimento das condições necessárias ao desenvolvimento e à competitividade do setor produtivo, além de contribuir para a formação e especialização de recursos humanos.
A competência para o Inmetro conceder bolsas consta na Lei nº 9.933, de 20 de dezembro de 1999, Art. 3º, Inciso XV, cuja alteração foi editada pela Lei nº 12.545, de 14 de dezembro de 2011.
INFORMES
Portaria nº 453/2025 garante continuidade de pesquisa sobre avaliação de sensores de temperatura.
O Inmetro renovou uma bolsa na modalidade Encomenda do Pronametro para pesquisa em avaliação metrológica de sensores de temperatura, com vigência de até 12 meses a partir de agosto de 2025.
Inmetro cria Subprograma de Pesquisa e Desenvolvimento em Infraestrutura da Qualidade no âmbito do Pronametro
O Inmetro instituiu o Subprograma de Pesquisa e Desenvolvimento em Infraestrutura da Qualidade no âmbito do Pronametro, ampliando o fomento a bolsas e projetos estratégicos de inovação tecnológica.
Esta coleção não possui nenhum resultado.