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Manual de acesso para representantes legais

Integração do Orquestra com o acesso GOV.BR para abertura de processos
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Publicado em 04/03/2022 11h52 Atualizado em 13/02/2023 21h13

A seguir serão ilustrados os passos necessários para acesso à solicitações de processos ao Inmetro para o Representante Legal (RL) ou Sócio da empresa.

Passo 1: Acessar o site do Orquestra

Acessar o site: https://orquestra.inmetro.gov.br e clicar no botão “Entrar com GOV.BR”.

Tela de login do sistema de gerenciamento de processos de negócio, Orquestra.

Passo 2: Acesso via GOV.BR com o Certificado Digital CNPJ

O sócio ou RL deverá primeiramente instalar ou inserir o Certificado Digital CNPJ (de Pessoa Jurídica) no computador* e clicar na opção “Seu certificado digital” ou “Seu certificado digital em nuvem" (1) e escolha do certificado referente ao CNPJ desejado (2).

* Os formatos de certificados CNPJ aceitos são A1 (instalado na máquina), A3 (Token/Pendrive) e via nuvem.

Tela de login Gov.brTela de seleção de certificado para autenticação do acesso Gov.br

Caso ainda não tenha um certificado digital CNPJ, faça a sua solicitação junto à uma Autoridade Certificadora.

Para mais informações, acesse a FAQ do acesso GOV.BR. 

Passo 3: Vincular Empresa via e-CNPJ

Selecionar no menu “Vincular Empresas via e-CNPJ”, link “Gerenciar Vínculos com Empresas” (1) e clicar botão “Vincular empresa do e-CNPJ” (2).

Se no menu lateral esquerdo não aparecer a opção de vinculação de empresas via e-CNPJ, acessar o link https://empresas.acesso.gov.br/

Tela Vincular Empresas via e-CNPJ do Acesso Gov.br

Tela Vinculação de Empresas via e-CNPJ do Acesso Gov.br

Passo 4: Confirmação dos dados da empresa e vinculação

O RL ou sócio deverá conferir as informações presentes no Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Após isso, clicar no botão “Vincular” (1). Em seguida, será exibida a vinculação configurada (2).

Depois da vinculação, basta retornar para o site https://orquestra.inmetro.gov.br.

Tela vincular empresa

Tela empresas vinculadas

Passo 5: Acesso ao Módulo Administrador SGCI (Sistema de Gestão de Clientes do Inmetro) do Orquestra

Ao retornar para home do Orquestra, acessando o menu SGCI > Home, será exibida a tela de confirmação de vínculo e reconhecimento do Representante/Sócio da empresa.

Tela de cadastro bem sucedido.

Passo 6: Atividades do Sócio ou Representante Legal

Após o cliente ter sido reconhecido pelo Orquestra como Sócio ou Representante Legal, ele poderá:

  1. Abrir novos processos em nome da empresa

    1. Acessar a home do Orquestra (clicando no ícone do Inmetro), e acessar os processos na parte inferior;

      Tela de boas vindas do sistema de gerenciamento de processos de negócio, Orquestra/Zeev

      OU

    2. Acessar o menu SGCI > Processos que eu posso iniciar.

      Tela processos que posso iniciar

  2. Delegar a abertura de processos a membros da empresa

    1. Após os membros da empresa realizarem o cadastro na plataforma GOV.BR e receber confirmação de cadastro na Plataforma Orquestra, o Sócio ou RL deverá acessar o módulo de delegação de membros (Menu SGCI > Delegar abertura de processos a membros de empresa e clicar na aba ”Delegar Membros”) (1).

    2. Nesta seção, ele deverá buscar cada membro cadastrado pelo seu CPF e designá-los aos processos autorizados (2).

      Tela Delegar abertura de processos a membros de empresa Campo selecionar processos

  3. Revogar/editar membros delegados

    Acessando o menu SGCI > Delegar abertura de processos a membros de empresa, aba "Membros Delegados” e clicando em Pesquisar, é possível:

    1. Revogar a delegação de um membro, clicando no botão Revogar Delegação. Nesta opção, o membro não conseguirá abrir novos processos em nome da empresa.

    2. Adicionar ou remover permissões de abertura de processos de um membro, clicando no botão Gerenciar processos.

      Tela Delegar abertura de processos a membros de empresa com destaque para as opções Revogar delegação e Gerenciar processos

  4. Monitorar instâncias de processos em andamento e finalizados dos membros delegados

    Acessando o menu SGCI > Monitoramento de Instâncias e clicando no botão Buscar, o sócio ou representante legal poderá visualizar todos os processos abertos pelos delegados, inclusive os já finalizados.

    Tela Monitoramento de Instâncias

  5. Alterar requisitantes dos processos

    Acessando o menu SGCI > Monitoramento de Instâncias o sócio ou representante legal poderá alterar o requisitante de um ou mais processos para um novo delegado. Desta forma, o novo requisitante (delegado) será o novo responsável por tramitar os processos.

    Para alterar o requisitante de um ou mais processos, basta marcá-los e clicar no botão Alterar Requisitante, informando o nome do novo responsável.

    Tela Monitoramento de Instâncias com destaque para a opção Alterar Requisitante

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