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Info

Alteração de dados bancários

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Publicado em 21/05/2021 09h39 Atualizado em 29/12/2023 11h10

1. Definição

É a solicitação de atualização dos dados bancários do interessado (servidores ativos e inativos, pensionistas e estagiários), para recebimento de sua remuneração na instituição bancária de sua preferência, desde de que esteja conveniada ao Governo Federal (Ministério da Economia).


 2. Público alvo

Servidores ativos e inativos, estagiários e pensionistas.


 3. Requisitos básicos

Ser servidor ativo, inativo ou pensionista e ter acesso ao SIGAC.


 4. Informações gerais

É de responsabilidade do interessado prestar as informações corretas e legíveis para evitar falhas no pagamento.

É importante que o interessado se certifique no SIGEPE (www.servidor.gov.br) a efetivação da alteração solicitada antes de encerrar a conta anterior.

A conta bancária para recebimento de remuneração deve ser de titularidade do interessado.

O formulário para alteração de dados bancários deverá ser assinado pelo interessado, ou procurador nomeado para este fim. Em caso de procurador nomeado, deverá ser encaminhada cópia simples da procuração.

A abertura da conta salário é responsabilidade do servidor em ação conjunta com as instituições bancárias envolvidas. A Conta Salário, conforme resolução do Banco Central, é utilizada exclusivamente para o crédito de natureza salarial ou de benefícios previdenciários (aposentadorias e pensões), cuja abertura não exige a assinatura de qualquer contrato entre o servidor com a instituição bancária, sendo vedada também qualquer cobrança pela manutenção ou serviço relacionado a este tipo de conta.

Para recebimento de outras operações (pagamento de diárias pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP e crédito de empréstimos consignados) deverá ser informada conta corrente de qualquer uma das instituições bancárias credenciadas pelo Governo Federal.


 5. Documentação e formulários necessários

Formulário disponível no Sigepe.


 6. Procedimento

Seq.

Quem?

O que faz?

Observações

1

Servidor(a) ativo, inativo, pensionista e estagiário

Acessa o Sigepe (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login);

Clica no ícone de “Sigepe Servidor e Pensionista”, em seguida;

Clica em “Requerimentos Gerais”. Dentro desse, no menu “Solicitar” escolhe a opção “Incluir Requerimento” clica em “tipo de documento”;

Escolhe a opção “alteração de dados bancários” e preenche os dados da conta salário e corrente.

Incluir anexo com os dados referentes ao número da agência e conta, visando evitar erros de cadastro e atrasos no pagamento de salário do servidor.

2

Dapes

Analisa o requerimento, confere os as informações.

Se informações cumprirem os requisitos necessários para a alteração. Se não, solicita os documentos e informações requeridas, até que todos os requisitos sejam cumpridos. Se não apresentada a documentação ou informação demandada, indefere a solicitação.

3

Servidor(a)

Recebe mensagem eletrônica do sistema no e-mail cadastrado;

Acessa novamente o requerimento no Sigepe;

Dá ciência, quando deferido ou indeferido, ou adota providências para o cumprimento de eventual exigência.

4

Dapes

Efetua a alteração, caso a exigência tenha sido cumprida.


 7. Prazo Estimado (quando aplicável)

O prazo estimado entre a abertura do processo e a alteração no site é de 15 dias úteis, considerando que o mesmo esteja corretamente instruído.


 8. Previsão legal e normativa

Ofício Circular nº 170/2016-MP de 15/02/2016
Resolução do Banco Central do Brasil Nº 3.402/2006


 9. Setor responsável e respectivos contatos

Divisão de Administração de Pessoas - Dapes

Telefone: (21) 2679-9334

Email:  dapes@inmetro.gov.br

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