Notícias
Notícias
Técnicos cubanos em busca de intercâmbio de expertise
Dois técnicos do Centro Tecnología e Calidad (CTEC) do Ministério da Indústria Sideromecânica (SIME) de Cuba estiveram entre os dias 3 e 11 de dezembro conhecendo alguns projetos do Inmetro voltados para o aprimoramento das indústrias siderúrgica e mecânica do país. No decorrer da semana, os profissionais se reuniram com especialistas da Diretoria de Inovação e Tecnologia e da Divisão de Informação Tecnológica para conhecerem produtos e serviços desenvolvidos no Instituto e nas Diretorias da Qualidade, Coordenação-Geral de Articulação Internacional e Ouvidoria. Também visitaram o Campus de Laboratórios em Xerém, no Rio de Janeiro. A ideia é fazer intercâmbio de conhecimento nas áreas de avaliação de conformidade e identificação de ferramentas para apoiar a informação tecnológica.

Técnicos de Cuba, Mabel Beneito e Juan Alberto Zayas, em reunião comPaulo Roberto Mello e Gil Eduardo Vieira (Inmetro-Divit)
Essa missão faz parte do projeto de cooperação técnica internacional para o fortalecimento do CTEC. A previsão é de que, em janeiro, sejam feitas duas visitas de técnicos do Inmetro a Cuba para darem continuidade às atividades já iniciadas. Em fevereiro, o Inmetro será o anfitrião de nova delegação de Cuba para assessoria no tema Acompanhamento de Mercado. Em abril, um grupo de profissionais do Inmetro irá àquele país para avaliação conjunta das ações desenvolvidas em parceria e planejamento de novos projetos de cooperação técnica.

Participaram das reuniões Maria de Lourdes, Zalda Costa, Cristiane Quintans, Luiz Arraes (Divit),Fabio Figueiredo e Marcelo Gadelha (Caint)
Representaram o CTEC a diretora de Recursos Humanos, Mabel Gonzalez Beneito, e o especialista em avaliação de conformidade da mesma instituição, Juan Alberto Zayas Rodrigues. O projeto de cooperação técnica internacional conta com a parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Br).