Notícias
Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul reforça uso responsável de bens públicos com doação de cadeiras ao Instituto Federal do RS
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs), concluiu o processo de doação de 142 cadeiras tipo universitária, com prancheta e porta-livros, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
As cadeiras estavam classificadas como ociosas ou recuperáveis, nos termos do Decreto nº 9.373/2018, e foram disponibilizadas sem encargos ao IFRS. O aproveitamento dos móveis contribuirá diretamente para atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela instituição, reforçando a importância da correta destinação de bens públicos.
Os móveis faziam parte da estrutura de um dos telecentros do Inmetro, que foram desativados em razão da ausência de necessidade de espaços físicos exclusivos para esse tipo de atividade. Com a doação, eles ganham nova finalidade e continuam a atender ao interesse público.

A iniciativa foi viabilizada por meio da Plataforma Doações (doacoes.gov.br), que viabiliza transparência e agilidade nos processos de transferência de patrimônio da Administração Pública para entidades de interesse coletivo.
Segundo avaliação da Divisão de Logística de Bens (Dilog) do Inmetro, o lote corresponde a um valor estimado em R$ 16,4 mil. “Mais do que números, essa ação demonstra nosso empenho em assegurar que bens ainda úteis tenham nova finalidade e continuem a beneficiar a sociedade, especialmente no campo da educação”, destacou o superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho.
Com essa ação, o Inmetro reafirma sua política de gestão responsável de recursos e de incentivo à destinação adequada de bens em prol do interesse público.