Notícias
Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul recebe três novos veículos após perdas causadas pela enchente de 2024
A Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) recebeu, nesta terça-feira (15/07), três novos veículos. Os automóveis foram adquiridos com recursos extraordinários destinados ao enfrentamento dos danos provocados pela enchente histórica que atingiu o estado em maio de 2024.
A nova frota substitui veículos perdidos durante a inundação do prédio da Surrs, localizado na Avenida São Pedro, em Porto Alegre. Com a entrega, será possível a retomada de parte capacidade operacional perdida proporcionando maior garantia de cobertura dos serviços de metrologia legal e avaliação da conformidade prestados à população gaúcha.
A aquisição dos veículos foi viabilizada por meio de articulação institucional entre a Presidência do Inmetro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e outros ministérios do Governo Federal.
Segundo o superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho, o alinhamento entre os órgãos envolvidos e a atuação técnica da equipe administrativa da Superintendência foram fundamentais para viabilizar a recomposição parcial da frota.
"Essa entrega demonstra a importância da cooperação entre as diferentes instâncias do Governo Federal e do trabalho eficiente do Inmetro, sob a liderança do presidente Márcio André Brito, para garantir respostas rápidas, mesmo diante de situações adversas”, destacou.
O desenvolvimento do processo foi resultado de um esforço colaborativo entre o Setor de Governança e Gestão da Surrs (Segov-RS), com sua equipe de Apoio ao Planejamento de Contratações, o Núcleo de Gestão Administrativa (Nuadm), o Subgrupo de Logística e Transportes (Sulog) e o Setor de Processo de Compras (Compr).
O processo foi concluído em 112 dias corridos — o equivalente a 79 dias úteis — entre a abertura e a entrega dos veículos. Para o chefe da Segov, Ricardo Flores Pinto, o resultado reflete o comprometimento da equipe com a eficiência administrativa.
“Foi um resultado expressivo. Os servidores e colaboradores se debruçaram sobre a legislação específica, superaram entraves burocráticos e atuaram com foco na celeridade e na entrega de soluções concretas”, destacou.
A reposição da frota reforça a capacidade de resposta da Surrs e evidencia o compromisso contínuo do Inmetro com a prestação de serviços públicos de qualidade à população gaúcha.