Notícias
Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul intensifica fiscalização contra fraudes eletrônicas em postos de combustível
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da sua Superintendência no estado do Rio Grande do Sul (Surrs), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Polícia Civil do RS, intensificou a fiscalização em postos de combustível para combater fraudes eletrônicas em bombas medidoras. A operação, realizada no dia 6 de maio em Porto Alegre, teve como foco principal a proteção do consumidor, assegurando a confiabilidade nas medições e prevenindo práticas fraudulentas que lesam a sociedade.
"Nossa missão é garantir que cada litro pago pelo consumidor seja, de fato, entregue. A utilização desses dispositivos é um crime contra o consumidor e contra a sociedade", afirmou o superintendente Omer Pohlmann Filho.

Durante a operação, a fiscalização identificou que dois bicos de abastecimento apresentavam erros de medição muito acima do permitido em regulamentação técnica. Por forte suspeita de fraude em hardware/software, as placas eletrônicas das bombas foram apreendidas e serão submetidas à perícia em laboratório especializado e a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o ocorrido.
As irregularidades identificadas estão sendo formalmente apuradas por meio de um processo administrativo no Inmetro, que poderá resultar na aplicação de severas penalidades ao proprietário do posto de combustível. Em casos de comprovação de fraude eletrônica em bombas medidoras, a multa pode alcançar R$ 1,5 milhão.
Operações como essa trazem um aumento significativo na confiança do consumidor que, ao identificar o selo do Inmetro, pode abastecer com a tranquilidade de estar recebendo o volume correto.

Segundo Pohlmann Filho, “a Superintendência do Inmetro no estado do Rio Grande do Sul (Surrs) seguirá intensificando as operações e aprimorando os métodos de fiscalização para combater fraudes eletrônicas em bombas de combustível”. A instituição reafirma seu compromisso com a proteção do consumidor e a garantia da confiabilidade nas medições.
"Nossa atuação é contínua, e vamos ampliar ainda mais a fiscalização com a implementação de nosso laboratório de fraudes eletrônicas, para assegurar um mercado justo e transparente", completou o superintendente.