Notícias
Notícias
Recorde de participantes na Assembleia Mundial de Acreditação do Inmetro
Terminou no dia 26 de outubro o 12ª IAF/ILAC 2012 Joint Annual Meetings, assembleia geral de acreditação, coordenada pelo Inmetro. Pela primeira vez realizada no Brasil, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, o evento reuniu representantes de 62 países, entre eles, Portugal, África do Sul, Costa Rica, França, Estados Unidos, China e Austrália superando as edições anteriores.
Com o objetivo de trocar experiências com diversos países, harmonizar os regulamentos técnicos de acreditação e avaliação da conformidade e aprovar resoluções, o evento é um somatório das discussões, realizadas durante 11 dias, sobre todas as metodologias, procedimentos e normas de acordo com os padrões internacionais.
No evento foram assinadas 55 resoluções. Destas, destaque para a recente ISO/IEC 17.065 e ISO/IEC 17.020 de setembro de 2012, que acredita organismos de certificação de produto e de inspeção. A partir da assinatura, o sistema terá até três anos para se adequar em todo o mundo. O coordenador geral de Acreditação, Marcos Aurélio Oliveira, ressalta que essa resolução é muito importante para o Brasil: “Nos últimos cinco anos, a demanda no país aumentou em 120%. Isso só reforça a confiança nos produtos certificados no sistema brasileiro de avaliação da conformidade”.
O encontro reuniu 360 participantes, em 53 reuniões. Além do Inmetro, anfitrião do evento, ISO (Organização Internacional para Padronização), IEC (Comissão Electrotécnica Internacional), ITU (União Internacional de Telecomunicações), OMC (Organização Mundial do Comércio), BIPM (Bureau Internartional dês Poids El Mesures), OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal), WADA (Agência Munidal de Anti-doping) colaboraram para o sucesso das discussões. “O evento superou todas as expectativas, não só das assinaturas das resoluções, mas como os assuntos técnicos foram abordados, o detalhamento da organização do evento e do comprometimento de todos os envolvidos”, completou Marcos Aurélio.

Foram 55 resoluções aprovadas, 360 participantes, 62 paises e 53 reuniões organizados pelo Inmetro