Notícias
Professores da pós-graduação do Inmetro são contemplados em programas de fomento à pesquisa da Faperj
Três docentes dos Programas de Pós-Graduação em Metrologia e Tecnologia (PPGMT) e em Metrologia e Qualidade (PPGMQ), todos servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foram contemplados no Programa Cientista do Nosso Estado (CNE), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Os pesquisadores Joyce Rodrigues de Araújo, José Mauro Granjeiro e Bráulio Soares Archanjo passam a integrar o seleto grupo de cientistas reconhecidos pela excelência e relevância de suas contribuições à ciência fluminense.
Para o diretor de Inovação, Planejamento e Articulação Institucional, Maycon Danylo, a conquista reafirma o papel do Inmetro como instituição de referência na produção científica e tecnológica do país.

“O reconhecimento concedido pela FAPERJ evidencia a qualidade, a relevância e o impacto das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação do Inmetro. Trata-se de uma conquista que valoriza o empenho e a competência de nossos docentes e, ao mesmo tempo, reforça o compromisso institucional com a geração de conhecimento de excelência, a promoção da inovação e o fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico nacional”, ressaltou.
Sobre o CNE
Criado para fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no estado, o CNE é uma das iniciativas mais tradicionais da FAPERJ. A ação apoia pesquisadores com sólida trajetória acadêmica e reconhecida produção científica, oferecendo bolsas de longo prazo e recursos para a execução de projetos de alto impacto.
Além de valorizar o mérito individual, o programa também estimula a consolidação de grupos de pesquisa e o avanço do conhecimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional.
A professora Joyce Rodrigues de Araújo, uma das pesquisadoras contempladas no CNE, destacou a importância do reconhecimento concedido pela FAPERJ para o fortalecimento das atividades acadêmicas e de pesquisa desenvolvidas no Inmetro. Segundo ela, a iniciativa contribui diretamente para a consolidação dos programas de pós-graduação e para o avanço da ciência aplicada à metrologia e à inovação no país.
“O reconhecimento aos docentes representa um importante impulso para as atividades científicas conduzidas no âmbito dos programas de pós-graduação do Inmetro, favorecendo a formação de novos pesquisadores, o fortalecimento da infraestrutura laboratorial e a ampliação de parcerias com instituições nacionais e internacionais”, concluiu.