Notícias
MetroAmbiental 2025
Aconteceu, nos dias 20 e 21 de março, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), o MetroAmbiental 2025. Com palestras e debates sobre metrologia aplicada ao monitoramento ambiental, o evento foi organizado pela Remesp - Rede metrológica de São Paulo, e reuniu especialistas para debater o tema “O histórico, a atualidade e as perspectivas da modernização dos sistemas de monitoramento ambiental”.
O simpósio abordou a rastreabilidade das medições e a confiabilidade dos dados ambientais, essenciais para meteorologia, hidrologia, climatologia, segurança de voo, alertas de desastres causados por fenômenos da natureza e muito mais.
O Inmetro teve participação destacada no evento, contribuindo com sua expertise em metrologia aplicada à instrumentação hidro-meteorológica. Três pesquisadores da Diretoria de Metrologia Científica (Dimci) representaram o instituto: Luiz Vicente Tarelho, Bruno Lozano e Marcelo de Cicco.
Luiz falou sobre a infraestrutura de laboratórios de ponta do Inmetro, que podem apoiar a meteorologia em medições ambientais de temperatura, pressão e umidade. Bruno, que além de ser pesquisador do Inmetro também participa do comitê organizador do simpósio, abordou os desafios da confiabilidade nas medições ambientais e ressaltou a importância dos laboratórios acreditados. Marcelo compartilhou conhecimentos sobre correlações entre medição do segundo e a rotação terrestre devido a mudanças climáticas.
O evento também contou com stands de exposição, onde empresas apresentaram inovações em instrumentação e monitoramento ambiental. O público incluiu profissionais de instituições de pesquisa, órgãos governamentais, universidades e empresas do setor.
O MetroAmbiental 2025 reforçou a importância da metrologia na confiabilidade das medições ambientais e o Inmetro se apresentou como um dos parceiros para desenvolvimento de técnicas e métodos nessa área.