Notícias
Inmetro reforça importância da vigilância de mercado em debate na Confederação Nacional da Indústria
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou nesta quinta-feira (16) de um importante debate sobre a vigilância de mercado como instrumento essencial para a segurança dos consumidores e a competitividade das empresas. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
O Inmetro participou do evento por meio do diretor de Avaliação da Conformidade (Dconf) João Nery, que representou o presidente Márcio André Oliveira Brito no workshop “IQ em Foco – Tô de Olho”.
O workshop faz parte de um conjunto de ações que busca reduzir o número de produtos irregulares, estimular a inovação e promover uma cultura de qualidade que alcance todos os setores da economia.

A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (Eniq), que tem como objetivo fortalecer a qualidade, a inovação e a segurança de produtos e serviços no país.
A abertura do encontro contou com as presenças de Fabrício Silveira, superintendente de Política Industrial da CNI; Sabrina Maciel, secretária substituta de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, e João Nery, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
Vigilância de mercado impacta a vida das pessoas
Em sua manifestação, João Nery destacou que a vigilância de mercado é um dos pilares para garantir que normas e certificações realmente gerem impacto positivo na vida das pessoas.
“A Infraestrutura da Qualidade só cumpre seu papel quando as normas e certificações se traduzem em práticas concretas. A vigilância de mercado é o elo que transforma regras em resultados, garantindo que produtos e serviços realmente atendam aos requisitos de segurança e qualidade esperados pela sociedade”, afirmou.

Nery destacou ainda o compromisso do Inmetro com a modernização dos processos de fiscalização, o uso de ferramentas digitais e a ampliação da presença dos laboratórios de qualidade em todas as regiões do país.
“Estamos avançando para uma vigilância mais inteligente, conectada e preventiva, que una dados, inovação e integração institucional. Esse é o caminho para reduzir produtos irregulares, proteger o consumidor e fortalecer a confiança nos produtos brasileiros”, completou o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro.
Infraestrutura da Qualidade como estratégia nacional
Mencionando o Inmetro, a diretora do Departamento de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade do MDIC, Juliana Ghizzi Pires, apresentou os eixos e ações da Estratégia Nacional da Infraestrutura da Qualidade (Eniq) 2025–2034.
A estratégia, segundo ela, foi construída com a participação do governo, do setor produtivo e da sociedade civil e prevê um conjunto de 36 ações e 29 executores no biênio 2025–2026.

Entre as iniciativas estão: Portal Único de IQ, o Selo Digital, o programa Conformidade para Todos e o projeto “Tô de Olho”, que busca aprimorar a coordenação e a eficácia da vigilância de mercado em todo o território nacional.
“Queremos uma Infraestrutura da Qualidade que chegue a todos os cantos do país, fortalecendo a confiança em nossos produtos e apoiando a competitividade da indústria brasileira”, destacou Juliana Pires, do MDIC.
Integração entre governo e setor produtivo
A programação do workshop reuniu especialistas de diversos segmentos para discutir os desafios do comércio eletrônico, os programas privados de qualidade e as inovações digitais aplicadas à fiscalização.

Anúncio da Revista Metris
O evento também foi marcado pelo anúncio da Revista Metris, publicação científica on-line de acesso aberto que será editada pelo Inmetro com o objetivo de disseminar conhecimentos do campo científico da Infraestrutura da Qualidade (IQ).
De acordo com a chefe do Centro de Educação e Disseminação em Infraestrutura da Qualidade (Cediq), Tatiana Claro, a chamada para submissões do primeiro volume do periódico está abert. Ela convocou a comunidade científica e profissional a submeter seus trabalhos. Os interessados podem enviar seus artigos por meio do site da revista: https://cibernetica.inmetro.gov.br/metris1/index.php/metris/index
"A Metris é Revista Brasileira de Infraestrutura que traz como principal objetivo a disseminação do conhecimento relativo ao campo científico da Infraestrutura da Qualidade para contribuir com o desenvolvimento e avanços na área. As submissões já estão abertas e estamos aceitando artigos para o primeiro volume, que será lançado em 2026”, afirmou.
Saiba as regras
Pesquisadores, profissionais e estudantes poderão submeter:
* Artigos originais;
* artigos de revisão;
* cartas;
* comunicações breves (short communication);
* resenhas/review.
Os trabalhos devem contribuir para o fortalecimento e compreensão da Infraestrutura da Qualidade e poderão abordar os seguintes temas:
* metrologia científica e industrial;
* metrologia legal;
* avaliação da conformidade;
* acreditação;
* regulamentação e vigilância de mercado;
* educação, comunicação científica e humanidades;
* trabalhos interdisciplinares.
Orientações para submissão
* Os artigos devem ser inéditos e seguir as normas editoriais da revista.
* Serão aceitos apenas trabalhos em inglês.
* As submissões devem ser realizadas pelo site da revista.
Dúvidas
Dúvidas podem ser encaminhadas para: revistametris@inmetro.gov.br.