Notícias
Inmetro recebe representantes da Aeronáutica para estreitar cooperação técnica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), recebeu nesta terça-feira (10/06) representantes da Aeronáutica, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
O objetivo da visita foi discutir os caminhos para a acreditação do ICEA como Organismo de Certificação de Produtos (OCP), um passo estratégico para assegurar a confiabilidade e a conformidade técnica dos equipamentos empregados pelo setor.
A visita é um desdobramento do 2º Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (SECOPCEA), realizado em junho de 2024, no Rio de Janeiro.
Durante a reunião, foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), com o apoio de materiais institucionais e uma exposição técnica. Os representantes da Aeronáutica também compartilharam suas áreas de atuação e os desafios relacionados à certificação dos produtos utilizados no controle e na defesa do espaço aéreo brasileiro.
O Inmetro apresentou, ainda, seus processos de regulamentação e de acreditação de organismos, com foco na possível aplicação dessas práticas ao setor de defesa aérea.
O chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Dicor), Antonio M. Terra, destacou: “Um ano após o seminário, demos um segundo passo importante: recebemos a visita da equipe para aprofundar questões sobre o processo de acreditação de Organismos de Certificação de Produtos. Embora ainda não haja um acordo formal definido, a expectativa é de que novos encontros contribuam para o fortalecimento dessa colaboração”.
A reunião também contou com a participação de representantes de outras áreas da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, entre eles a chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), Elisa Rosa dos Santos; o analista Executivo em Metrologia e Qualidade, Luis Alberto de Carvalho Caldas; e o chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento de Novos Programas de Acreditação (Didac), Ricardo Ferman.
Ao término do encontro, o Inmetro reafirmou seu compromisso de oferecer apoio técnico ao projeto, colocando-se à disposição para contribuir em todas as etapas do processo de acreditação. A iniciativa fortalece mais uma parceria institucional relevante e reforça os avanços na infraestrutura da qualidade no Brasil.