Notícias
Inmetro recebe representante do INEN para visita técnica sobre metrologia legal e científica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, em novembro, o representante do Serviço Equatoriano de Normalização (INEN), Luis Vásquez, para uma série de visitas técnicas às Diretorias de Metrologia Legal (Dimel), Metrologia Científica e Industrial (Dimci) e à Superintendência do Rio Grande do Sul (SURRS). A agenda integra ações de cooperação apoiadas pelo Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), instituição equivalente ao Inmetro na Alemanha, ao INEN com foco no fortalecimento de capacidades metrológicas.
A agenda integrou ações de cooperação internacional apoiadas pelo PTB - instituição equivalente ao Inmetro na Alemanha — e teve como objetivo o fortalecimento das capacidades metrológicas do INEN, por meio da troca de experiências e do compartilhamento de boas práticas.
Durante uma semana, Vásquez conheceu as instalações e os processos desenvolvidos pelo Inmetro no campo da metrologia científica e legal. No Instituto, o pesquisador foi recepcionado pela Divisão de Cooperação Técnica Internacional (Dicoi/Caint) e pelas equipes técnicas das duas diretorias, que apresentaram seus laboratórios e metodologias.
Conhecendo a Dimci
Durante a visita do representante do INEN à Dimci, o pesquisador conheceu os Laboratórios de Análise Inorgânica (Labin), Eletroquímica (Label) e Análise Orgânica (Labor). No Laboratório de Materiais de Referência (Labin) do Inmetro, foram apresentados ao representante os principais procedimentos envolvidos no planejamento, validação e produção de materiais de referência certificados, fundamentais para garantir rastreabilidade metrológica e resultados laboratoriais confiáveis. A equipe destacou etapas essenciais como os ensaios de homogeneidade, estabilidade e caracterização, além da produção de itens destinados a ensaios de proficiência e da execução de análises para determinação da pureza de sais e ligas metálicas.
Visita técnica à Dimel
Já na Dimel, foram discutidos procedimentos e desafios relacionados ao controle legal de instrumentos de medição de umidade em grãos, área estratégica para a segurança e transparência das cadeias produtivas.
O pesquisador do INEN conversou com cientistas e técnicos de outras áreas da Dimel, incluindo metrologia aplicada a medidores de energia elétrica e medidores de vazão de fluidos. A equipe destacou a importância de um laboratório bem estruturado, com disponibilidade de materiais de referência e infraestrutura adequada para garantir confiabilidade e rastreabilidade metrológica.
Perspectivas para o futuro
Durante a agenda, Vásquez destacou a relevância dos laboratórios de Química Inorgânica, Eletroquímica e Química Orgânica, responsáveis pela produção de Materiais de Referência Certificados, fundamentais para garantir a rastreabilidade de ensaios e avaliações da conformidade. “Conhecer de perto a estrutura de um Instituto Nacional de Metrologia com capacidade tão consolidada amplia significativamente as possibilidades de futuras implementações no Equador”, afirmou Luis.

Segundo ele, experiência será valiosa para o Laboratório Nacional de Metrologia do INEN, que está iniciando medições em áreas nas quais o Inmetro já possui ampla trajetória. Também afirmou que o intercâmbio contribuirá para fortalecer capacidades técnicas e harmonizar procedimentos entre Brasil e Equador.
A visita continuou na Superintendência do Inmetro no estado do Rio Grande do Sul (Surrs), em Porto Alegre, em temas correlatos à área de metrologia legal. A visita reforça a disposição das instituições envolvidas em ampliar o diálogo técnico e explorar oportunidades de cooperação bilateral, incluindo treinamentos, intercâmbio de equipes e apoio à construção de novas capacidades metrológicas e científicas no Equador.