Notícias
Inmetro recebe pesquisadores estrangeiros para capacitação técnica em metrologia óptica
Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimento e fortalecer a cooperação internacional na área de metrologia óptica, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) recebeu, entre os dias 24 a 28 de novembro, os pesquisadores Billy Quispe Cusipuma e José Samuel Ramírez Herrera, do Instituto Nacional de Qualidade do Peru (Instituto Nacional de Calidad - Inacal).
Ao longo da semana, os dois técnicos participaram de visita técnica e trocas teóricas para aprofundar os conhecimentos em radiometria e fotometria, metodologias de medição em laboratório, uso de instrumentos, sistemas de medição, tratamento e análise de dados e boas práticas de laboratório. A visita técnica aconteceu no Laboratório de Radiometria e Fotometria (Laraf), da Divisão de Metrologia Óptica (Diopt), no campus do Inmetro em Xerém-RJ.
Segundo o pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade e chefe do Laraf, Willian Anderson, a capacitação reforça diretamente a cooperação entre o Inmetro e o Inacal porque permite aproximar as equipes técnicas, criando canais de diálogo que facilitam futuras colaborações. Ele destaca também que o treinamento contribui para harmonizar procedimentos e métodos de medição, o que torna os resultados mais comparáveis.
“Quando trabalhamos com referências e metodologias alinhadas, abrimos espaço para novos projetos conjuntos, intercomparações e ações coordenadas em redes regionais e internacionais”, afirmou Willian.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Fotometria e Radiometria Óptica do Inacal, José Ramirez, o treinamento representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a capacidade técnica do instituto.
“Minha expectativa é ampliar os conhecimentos em fotometria e radiometria, com ênfase em luminância e radiometria espectral. Este treinamento contribui diretamente para melhorar e expandir os serviços do Inacal, além de permitir a transferência desse conhecimento aos laboratórios acreditados ou secundários”, afirmou José Ramirez.
A ação reforça o compromisso do Inmetro com a integração internacional e com o avanço técnico-científico no campo da metrologia.