Notícias
Inmetro realiza encontro on-line do Fórum Grafeno e debate avanços e perspectivas nas aplicações do material
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, nesta sexta-feira (17/10), o terceiro encontro online do Fórum Grafeno Inmetro. O evento, que ocorre trimestralmente, tem como objetivo atualizar a comunidade sobre processos normativos, ensaios e regulamentações envolvendo o grafeno, além de promover a aproximação entre academia, indústria e sociedade.
A reunião teve início com a apresentação feita por Joyce Rodrigues de Araujo (Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e de Tecnologia) e Millene Cleto da Fonseca (Diretoria de Avaliação da Conformidade), momento em que foram dados informes gerais sobre o estágio atual do PAC Grafeno, destacando a entrada da minuta contendo os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para o grafeno, na etapa de consulta pública.
Na sequência, a química e pós-doutora em inovação tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIT-UFMG), Márcia Diniz, apresentou a proposta de interlaboratorial para caracterização de óxido de grafeno por AFM, iniciativa que busca subsidiar a construção de uma norma brasileira para o material.
Em seguida, o chefe substituto da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Dicor), Antônio Mário Terra, abordou a atuação dos Organismos de Certificação de Produtos (OCP´s) no PAC Grafeno.
Encerrando o primeiro painel, o coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Firjan/Senai, Eric Cardona, compartilhou aplicações práticas do grafeno na indústria têxtil, destacando o potencial do material para agregar propriedades avançadas, como condutividade elétrica e resistência mecânica, a tecidos e fibras industriais.
Foi a primeira vez que o tema das aplicações têxteis do grafeno foi abordado na reunião, marcando um novo campo de discussão sobre o potencial tecnológico e industrial do material.
Sobre o Vamas
O segundo painel da reunião foi conduzido em inglês e trouxe uma perspectiva internacional sobre o avanço do grafeno e outros materiais bidimensionais. O pesquisador Bráulio Archanjo, do Inmetro, apresentou o Projeto de Versalhes sobre Materiais Avançados e Normalização (Vamas, na tradução livre), iniciativa internacional que busca harmonizar métodos de medição e promover a padronização de materiais avançados.
Por fim, o físico Andrew Pollard, do Laboratório Nacional de Metrologia Física do Reino Unido (National Physical Laboratory – NPL), destacou a importância da metrologia e da normalização para consolidar a confiabilidade do grafeno no mercado global.
Pollard apresentou o panorama internacional de pesquisa e regulamentação de nanomateriais, reforçando a necessidade de cooperação científica e alinhamento técnico entre países para o desenvolvimento seguro e competitivo do setor.