Notícias
Inmetro promove workshop para aprimorar inspeções no Programa de Boas Práticas de Laboratório (BPL)
Nos dias 12 e 13 de novembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) e da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), realiza o Workshop de Inspetores BPL. O encontro tem como objetivo discutir e aperfeiçoar aspectos críticos das inspeções em instalações de testes de Boas Práticas de Laboratório (BPL), incluindo a elaboração de relatórios, a interface com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o uso de animais em testes laboratoriais e métodos alternativos.

A programação inclui ainda uma palestra do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a relevância do reconhecimento BPL, concedido pela Cgcre, para a avaliação de produtos agrotóxicos no país.
Segundo a coordenadora-geral substituta de Acreditação, Andrea Melo, o workshop cria um ambiente estratégico para alinhamento técnico e melhoria contínua. “Estamos proporcionando oportunidade para harmonizar entendimentos e promover trocas de informações, gerando melhorias nos processos de reconhecimento BPL realizado pela Cgcre”, afirmou.
Andrea também destacou a importância do aprofundamento técnico proporcionado pela iniciativa. “As práticas de acreditação são baseadas em requisitos e normas internacionais aplicáveis às verificações e inspeções realizadas pelos inspetores e avaliadores credenciados. Este workshop é fundamental para que os profissionais harmonizem entendimentos, compartilhem experiências e promovam melhorias contínuas”, acrescentou.
A chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios, Elisa Rosa dos Santos, reforça que o workshop fortalece a aderência dos inspetores aos procedimentos da Dicla no âmbito do Programa BPL e contribui para a integração entre os profissionais. “É uma oportunidade de encontro presencial entre especialistas altamente qualificados, possibilitando trocas de ideias e de experiências”, afirmou.