Notícias
Com foco na confiabilidade, Inmetro capacita profissionais estrangeiros em técnica de medição de pureza de substâncias
.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu um treinamento técnico sobre titulação coulométrica para especialistas do Instituto Boliviano de Metrologia (Ibmetro) e do Instituto Nacional de Calidad (Inacal), do Peru. A atividade foi realizada entre os dias 14 e 18 de julho de 2025, no Laboratório de Eletroquímica (Label), do Inmetro.
A titulação coulométrica é uma técnica usada para certificar materiais de referência de alta pureza, como sais e soluções que servem de padrões em diversos ensaios químicos. Por sua precisão e confiabilidade, é considerada um método primário de medição, essencial para garantir a qualidade das análises em laboratórios.
O treinamento foi conduzido pelo servidor Paulo Paschoal Borges e pelo bolsista Sidney Pereira Sobral, ambos integrantes do Label, e incluiu uma introdução teórica à técnica, seguida de experimentos práticos utilizando o Sistema Primário de Coulometria do Inmetro. Ao longo da capacitação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em diferentes tipos de titulação — como neutralização, precipitação e oxirredução — além de realizarem cálculos e estimativas de incerteza de medição.
O Ibmetro foi representado pelos especialistas Jose Luis Gonzales Quino e Jimena Patricia Torrez Quispe, e o Inacal foi representado por Javier Vasquez Arellan.
De acordo com Fabiano Barbieri Gonzaga, chefe do Label, “o evento foi de suma importância, porque é um método primário de medição de alto valor técnico, mas ainda pouco difundido entre os Institutos Nacionais de Metrologia do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM)”.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destaca que iniciativas como essa fortalecem o papel do Instituto como referência em Metrologia Eletroquímica no âmbito do SIM. “Ao promover a cooperação entre países da América Latina, o Inmetro contribui para a padronização de métodos e para a confiança mútua nos resultados, o que é essencial para a integração regional e o reconhecimento internacional das medições”, pontuou Brito.