Notícias
Inmetro promove Câmara Setorial de TI com foco em integração e inovação tecnológica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu, no dia 10 de junho, na sede da Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs), em Porto Alegre, a primeira edição da Câmara Setorial de Informática. O evento reuniu representantes da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Ctinf), da empresa Memora e dos órgãos delegados do Inmetro nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
A iniciativa teve como principal objetivo promover o fortalecimento da integração entre as áreas de tecnologia da informação (TI) do Inmetro e dos Órgãos Delegados e Descentralizados, criando um ambiente favorável à troca de experiências, ao alinhamento de estratégias e ao desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios comuns enfrentados pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I), além de aproximar as áreas de desenvolvimento de sistemas do Inmetro dos usuários, favorecendo a construção de soluções mais alinhadas às necessidades da Rede.
A abertura do encontro foi realizada pelo superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da atuação conjunta. “Quando unimos nossas competências e trabalhamos com sinergia, conseguimos alcançar soluções mais eficazes. O todo é maior do que as partes”, afirmou, ressaltando que a cooperação entre os diferentes órgãos da RBMLQ-I é essencial para a consolidação de uma infraestrutura de TI mais eficiente, moderna e integrada.

A reunião foi conduzida por Marco Andrei Lampert, chefe da Divisão de Sistemas (Disis), que reforçou o papel estratégico da Câmara na construção de um ambiente mais colaborativo entre os entes da rede. “O objetivo desse encontro é fortalecer a integração, fomentar a troca de informações e desenvolver soluções colaborativas entre as TIs do Inmetro e dos Órgãos Delegados”, afirmou Lampert.
O Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação, José Carlos Rauber Brandes, também participou ativamente do encontro, contribuindo com o direcionamento técnico das discussões e o alinhamento com as diretrizes da área de TI no âmbito nacional.
Durante o evento, foram apresentadas propostas e experiências relacionadas a projetos estratégicos, como o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI), a padronização na aquisição de equipamentos, a modernização da infraestrutura nos órgãos delegados e possibilidades de integração do SGI – Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) e Cronotacógrafo – a outros sistemas do Inmetro, como, por exemplo, o Orquestra.
A programação contou com momentos de exposição, debate e definição de encaminhamentos práticos.
A Câmara Setorial reafirma o compromisso do Inmetro com a melhoria contínua dos processos internos e com a busca por soluções conjuntas que contribuam para a qualidade e a efetividade dos serviços prestados à sociedade por meio da RBMLQ-I.