Notícias
Inmetro participa do 3° Encontro Nacional do Fórum Grafeno realizado no Rio de Janeiro
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnológica (Dimci), participou, nos dias 27 e 28 de novembro, do 3° Encontro Nacional Fórum Grafeno, realizado no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional da Indústria (Senai Cetiqt), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas, pesquisadores, empresários e representantes do governo para discutir inovação tecnológica, padronização e desafios regulatórios relacionados ao grafeno no Brasil.
A programação foi marcada por debates essenciais para o futuro do grafeno no país. No primeiro dia, temas como produtos de grafeno, regulamentação e aplicações em polímeros e fibras têxteis orientaram discussões estratégicas sobre a inserção do nanomaterial na indústria nacional.
Já no segundo dia, ganharam destaque a formação da Associação das Empresas de Nanotecnologia de Minas Gerais (Nanotech MG), além de um painel sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que evidenciou a forte interdependência entre indústria e academia. A programação incluiu ainda o “Desafio de Ideias”, que reuniu pitches de trabalhos científicos de alto nível, reforçando o potencial inovador do ecossistema nacional.
O evento foi encerrado com uma visita aos modernos laboratórios do Senai Cetiqt, consolidando o caráter técnico e colaborativo da programação.
A chefe do Laboratório de Fenômenos de Superfície e Filmes Finos (Lafes) e coordenadora do Fórum Grafeno pelo Inmetro, Dra. Joyce Araújo Rodrigues, reforçou que o Instituto está trabalhando no estabelecimento dos requisitos para a avaliação da conformidade do grafeno.
A pesquisadora também destacou que esse esforço tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema nacional do material: “A edição deste ano consolida avanços importantes e abre novas perspectivas para o desenvolvimento do ecossistema do grafeno no Brasil, posicionando o país na vanguarda da indústria de materiais avançados”, afirmou Joyce.

Inmetro coordenou pré evento do Fórum Grafeno no campus em Xerém
Antes das atividades oficiais, no dia 26 de novembro, o Inmetro sediou o pré-evento do Fórum Grafeno, uma programação preparatória destinada a alinhar temas estratégicos que orientaram os debates do encontro. A iniciativa contou com palestras e visita técnica aos laboratórios do Instituto, oferecendo aos participantes uma visão aprofundada das pesquisas, capacidades instaladas e infraestrutura disponível para apoio ao desenvolvimento do setor.
Durante o pré-evento, aproximadamente 50 participantes do evento estiveram no Campus do Inmetro em Xerém para uma visita guiada pelos laboratórios da Dimci onde puderam conhecer parte da infraestrutura laboratorial do Inmetro que se encontra disponível para padronização, caracterização e, consequentemente, certificação do grafeno bem como de outros materiais avançados. Foram antecipadas discussões sobre demandas nacionais para a fabricação, aplicação e padronização do grafeno, incluindo a padronização de métodos de síntese, ensaios, especificações técnicas, homologação de produtos e qualificação de laboratórios e equipamentos.
A diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro, Danielle Assafin, destacou a importância da atividade preparatória e o papel estratégico da iniciativa: “A visita aos laboratórios do Inmetro gerou forte impacto entre os participantes, ao evidenciar a relevância e a robustez da infraestrutura laboratorial do Instituto, preparada para apoiar o avanço do grafeno e o fortalecimento da indústria nacional”.