Notícias
Inmetro participa de encontro internacional que celebra 50 anos do VAMAS e debate futuro da padronização em materiais avançados
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou de reunião internacional do Comitê Diretivo do Projeto de Versalhes sobre Materiais e Padrões Avançados (Versailles Project on Advanced Materials and Standards - VAMAS), que celebrou os 50 anos de cooperação multilateral em metrologia e padronização de materiais avançados. O encontro foi realizado entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

Representado pelos pesquisadores Dra. Joyce Araujo e Dr. Brulio Archanjo, o Inmetro integrou um grupo formado por instituições de metrologia do mundo, como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (National Institute of Standards and Technology - NIST), Laboratório Nacional de Física do Reino Unido (National Physical Laboratory - NPL), Instituto Federal de Pesquisa e Testes de Materiais da Alemanha (Federal Institute for Materials Research and Testing - BAM), Instituto Nacional de Ciência de Materiais do Japão (National Institute for Materials Science - NIMS) e o Instituto de Pesquisa de Padrões e Ciência da Coreia do Sul (Korea Research Institute of Standards and Science - KRISS). As discussões destacaram o papel essencial da cooperação internacional na harmonização de métodos de medição e no desenvolvimento de normas técnicas para materiais críticos e emergentes.
Durante o evento, foram apresentados relatórios de progresso de grupos técnicos (TWAs) dedicados a áreas estratégicas como materiais supercondutores, nanopartículas, microscopia quantitativa e eletrônicos impressos e flexíveis. As discussões enfatizaram a importância de ensaios interlaboratoriais e da criação de referências metrológicas globais para garantir a confiabilidade de medições e comparabilidade de resultados.
O Inmetro teve participação ativa nas discussões sobre nanomateriais e metrologia de microscopia quantitativa, reforçando o compromisso do Brasil com a ciência aberta, a harmonização de métodos de medição e a capacitação técnica em materiais avançados. A delegação brasileira destacou ainda as iniciativas nacionais de nanometrologia, certificação de materiais baseados em grafeno e o papel do país na construção de infraestruturas de medição para a economia verde.
Além de celebrar cinco décadas de cooperação internacional, o encontro também serviu como plataforma para definir novas frentes de cooperação internacional, incluindo temas emergentes na metrologia de materiais como: materiais para energia limpa, nanobiossistemas, materiais 2D, materiais quânticos e ciclo de vida de materiais alinhando o VAMAS aos desafios científicos e tecnológicos do século XXI.