Notícias
Inmetro marca presença na Rio Innovation Week em painel dedicado às deep techs
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou do painel “Confiança para inovar: validação, metrologia e conectividade como infraestrutura para as deep techs”, durante a Rio Innovation Week, o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina. O evento ocorreu no dia 12/08, no Píer Mauá/RJ.
Sob mediação da Mônica Vianna, presidente do Instituto RISE, o painel contou com a participação da Danielle Assafin, diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro, como também com do Fabrício Figueiredo, do CPqD, instituição de Ciência e Tecnologia voltada para inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação.
“Os conhecimentos da metrologia têm muito a contribuir para as soluções inovadoras, sobretudo na etapa de pesquisa e desenvolvimento das deep tech. No painel, além de termos compartilhado o que o Inmetro pode oferecer para as deep techs, ouvimos e aprendemos com o debate”, ressaltou Danielle Assafin.

Dentre os serviços oferecidos pelo Inmetro, foram destacados os ensaios de alta complexidade nas áreas da química, nano materiais e biologia, que podem ter grande impacto para a deep tech, especialmente na etapa de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, o Inmetro pode cooperar com a empresa na busca por soluções inovadoras, criando aplicativos, novos materiais e dispositivos que possam contribuir para a melhoria do processo ou do produto.
“Um grande diferencial do Inmetro é a nossa capacidade de medição exclusiva, pois nossos resultados contêm veracidade única e com reconhecimento internacional. Sem falar do nosso ecossistema de inovação, que permite, por exemplo, instalar a empresa no campus do Inmetro, pertinho dos serviços e projetos de ponta que podemos oferecer”, lembrou Danielle.
O debate fez alusão aos trabalhos conjuntos que o Inmetro possui com o CPqD, como no caso do projeto MobiCrowd (https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-participa-de-inovacao-em-mobilidade-sustentavel-com-sistema-que-recompensa-motoristas-por-eficiencia), em que a parceria entre as instituições viabilizou a criação de um ambiente controlado para avaliação de desempenho e confiabilidade de comunicação veicular, garantindo que a solução final estivesse alinhada aos requisitos técnicos de mobilidade inteligente e apta a sustentar desdobramentos futuros.
Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, as deep tech são a promessa de um Brasil inovador, estando o Inmetro comprometido em se estabelecer como um facilitador dessa inovação.
“Reunimos no instituto competências científicas em áreas fundamentais para a deep techs, como biologia, química, novos materiais e conectividade. Nós podemos oferecer confiança, que é fundamental para essas empresas emergentes, que muitas vezes dependem de validações rigorosas para atrair investimentos e entrar em mercados globais. Vamos avançar no estabelecimento de um ecossistema que estimula a sinergia entre o setor privado e a ciência pública”, conclui.