Notícias
Notícias
Inmetro inaugura laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade) inaugurou nesta quinta-feira, 22 de julho, no Campus de Laboratórios de Xerém, no Rio de Janeiro, os laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos, parceria com a Petrobras e a Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), e o Laboratório de Computador de Vazão, com recursos do próprio Inmetro. Diversas autoridades do setor e executivos do Inmetro compareceram ao evento. Os laboratórios darão maior independência ao país, oferecendo mais agilidade e reduzindo custos para a indústria nacional, sobretudo nos setores de óleo e gás, garantindo rastreabilidade às medições. “Esta parceria é muito importante para todos nós. É o que precisamos para o Brasil e para o desenvolvimento da sociedade”, citou João Jornada, presidente do Inmetro, durante a apresentação.

Valter Yoshihiko Aibe, chefe da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos da Inmetro/Dimci;Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do Cenpes/Petrobras; João Jorada, presidente do Inmetro e o engenheiro de equipamentos da Petrobras André Ferreira descerram a placa de inauguração
Com 940 metros quadrados de área construída, as novas instalações foram implementadas com recursos da Petrobras, por meio da Rede Temática em Metrologia regulamentada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), e da Finep.O Laboratório de Vazão de Líquidos oferece maior confiabilidade aos sistemas de calibração (isto é, de determinação de erros e incertezas de instrumentos) para medidores de vazão de líquidos, mesmo em pontos de difícil acesso, como plataformas de petróleo. Já o Laboratório de Velocidade de Fluidos provê mais confiança às medições de escoamento, valendo-se de aparatos e instrumentos de última geração, que possibilitam, entre outros, ensaios de desempenho aerodinâmico de veículos terrestres e aviões. O laboratório também atua na validação de teorias por meio de experimentos e simulações computacionais, aplicada, por exemplo, ao processo de escoamento de petróleo e gás em tubos horizontais durante a extração, o que otimizaria o dimensionamento da tubulação para a exploração, permitindo maior produtividade e menor gasto de energia.

Um dos equipamentos do Laboratório de Velocidade de Fluidos
“A confiabilidade e a aceitação dessas medições interessam aos municípios, aos estados e à União, por receberem royalties e tributos pela quantidade de petróleo e gás natural produzida e transportada. Da mesma forma, as empresas de petróleo e gás necessitam saber com exatidão a produção e o valor de royalties a pagar, enquanto as transportadoras precisam saber a quantidade que receberam e entregaram. Já as distribuidoras têm igual interesse em saber com precisão o volume recebido e entregue aos consumidores finais”, explicou Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, área que ficará responsável pelos laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos, durante a cerimônia.
Também estiveram presentes à inauguração Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do Cenpes/Petrobras; Analia Francisca Ferreira Martins, chefe da Coordenadoria de Tecnologia e Recursos Humanos da ANP; Marcelino Guedes Gomes, diretor-presidente da Refinaria Abreu e Lima; Atila Pantaleão Silva Freire, chefe do Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe/UFRJ; Valter Yoshihiko Aibe, chefe da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, e Luiz Carlos Gomes, Diretor de Metrologia Legal do Inmetro.
Um dos equipamentos do Laboratório de Vazão de Líquidos
Uma iniciativa com investimento do Inmetro, o Laboratório de Computador de Vazão vem fortalecer o Controle Metrológico Legal nas medições de vazão e volume de petróleo, gás e biocombustíveis. “Neste laboratório, validamos os cálculos das conversões e totalizações, além dos registros dos dados computados e demais características metrológicas dos computadores de vazão que compõem as estações de medição, oferecendo segurança das informações coletadas, imprescindível para o pagamento de royalties do petróleo, por exemplo”, explicou Renato Ferreira Lazari, chefe da Divisão de Fluidos da Diretoria de Metrologia Legal, responsável pelo laboratório.Os laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos, e o Laboratório de Computador de Vazão oferecerão, também, maior confiabilidade na medição durante a captação, a distribuição e a quantificação de água para abastecimento doméstico ou industrial; nas medições de produção da indústria de bebidas; nos estudos dos movimentos oceânicos e atmosféricos; e nas medições para a produção de fármacos, entre outros.