Notícias
Notícias
Inmetro inaugura Laboratórios de Dinâmica de Fluidos e Vazão de Líquidos
Projeto em parceria irá eliminar dependência externa para indústrias de óleo e gás, bebidas e fármacos, entre outras
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) inaugura, em parceria com a Petrobras, os laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos, nesta quinta-feira, 22 de julho, às 9 h 30 min, no campus do Inmetro em Xerém, Rio de Janeiro. Na ocasião estarão presentes João Jornada, presidente do Inmetro; Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro; Valter Yoshihiko Aibe, chefe da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos do Inmetro; Atila Pantaleão Silva Freire, chefe do Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe/UFRJ; Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do Cenpes/Petrobras; e Florival Rodrigues de Carvalho, superintendente de Planejamento e Pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Planta do Laboratório de Velocidade de Fluidos, localizado no Prédio 6
Os novos laboratórios fazem parte da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dimci/Dinam) e localizam-se no Campus de Xerém, distribuídos entre os prédios 3, 6 e 8. Com esses laboratórios e com os acreditados pelo Inmetro, será estruturada uma cadeia de rastreabilidade nas medições de vazão e velocidade de fluidos. Isso trará benefícios para setores industriais como petróleo, gás natural e biocombustíveis, gerenciamento de recursos hídricos, monitoramento ambiental, entre outras atividades.
Medição de campo de velocidade na bancada do jato impingente com PIV
A metrologia envolvida nas medições de fluidos é fator crucial na qualidade final de produtos e serviços, na preservação do meio ambiente, na qualidade de vida dos cidadãos e no progresso econômico do País. Entre as áreas de atuação dos laboratórios, estão a prospecção e as medições fiscais e de transferência de custódia de petróleo, seus derivados e gás natural; a captação, distribuição e quantificação de água para abastecimento doméstico ou industrial; as medições de produção da indústria de bebidas; os estudos dos movimentos oceânicos e atmosféricos; e a produção de fármacos.