Notícias
Inmetro encerra Workshop de Inspetores Líderes com foco em alinhamento internacional e Boas Práticas de Laboratório
Nesta quinta-feira (13/11) ocorreu o segundo dia do seminário, que marcou o encerramento do Workshop de Inspetores Líderes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), promovido pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre). Realizado no Banco Central (Bacen), no Rio de Janeiro, o encontro teve como objetivo discutir e aperfeiçoar aspectos críticos das inspeções em instalações de testes de Boas Práticas de Laboratório (BPL), a elaboração de relatórios de inspeção e a interface com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Avanços técnicos e novos desafios
O segundo dia de atividades foi marcado por debates sobre avanços científicos e regulatórios, incluindo métodos alternativos ao uso de animais, novas abordagens tecnológicas aplicadas às inspeções e o papel das BPL na segurança ambiental. As apresentações também destacaram os desafios de harmonização internacional, com foco nos atos da OCDE para aceitação mútua de dados BPL, além da importância da integração entre órgãos reguladores e laboratórios reconhecidos.
A chefe da Divisão de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos, seus componentes e afins do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ester Obrecht, ressaltou a relevância do reconhecimento BPL, concedido pela Cgcre, para fortalecer a segurança ambiental e regulatória dos estudos que envolvem avaliação de agrotóxicos e seus componentes.
O Workshop de Inspetores BPL, segundo a chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios da Cgcre, Elisa Rosa dos Santos, busca ampliar o alinhamento dos inspetores quanto à adesão aos procedimentos da Dicla relacionados ao Programa BPL. Para ela, o encontro representa uma oportunidade valiosa para reunir profissionais qualificados em um ambiente de troca de ideias.
Os participantes também avaliaram a iniciativa. Para Elizabeth Nascimento, inspetora BPL, o encontro é imprescindível para atualização e integração técnica. “A inspeção é fundamental para garantir que os laboratórios estejam em conformidade com os princípios das Boas Práticas de Laboratório, pois são esses estudos que impactam diretamente na qualidade dos alimentos, dos medicamentos e até dos cosméticos que consumimos”, destacou.
Já o inspetor BPL Luiz Carlos Luchini, com mais de 25 anos de experiência, enfatizou a importância da troca de vivências entre profissionais de diferentes trajetórias para aprimorar a uniformidade na aplicação dos requisitos das Boas Práticas de Laboratório. “Esses encontros ajudam a alinhar a forma como observamos e registramos as informações durante as inspeções nos laboratórios, reduzindo diferenças entre as avaliações realizadas por distintos inspetores”, afirmou.
O Workshop reafirma o compromisso do Inmetro com a qualificação contínua, a transparência e a confiabilidade dos processos conduzidos pela Cgcre, pilares fundamentais para a manutenção do reconhecimento nacional e internacional do Brasil no âmbito das Boas Práticas de Laboratório (BPL).