Notícias
Inmetro e Instituto Zeca Pagodinho (IZP) promovem imersão técnica para alunos do curso de Auxiliar de Controle da Qualidade
Entre os dias 17 e 19 de novembro, os alunos do Curso de Auxiliar de Controle de Qualidade, oferecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho (IZP), participaram de duas visitas técnicas que integram o conteúdo programático da capacitação. As atividades proporcionaram aos estudantes uma visão prática sobre controle da qualidade, normas, certificação e gestão de processos. A programação incluiu uma visita ao Banco de Células, no Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém, e outra à fábrica Everest, no Rio de Janeiro.
Formação alinhada ao mercado

No dia 17/11, a turma realizou visita técnica ao Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ), localizado no Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém. Durante a apresentação inicial, os estudantes conheceram a atuação e a importância do BCRJ, que é a única coleção de linhagens celulares do Brasil e a maior da América do Sul, e as atividades desenvolvidas pelo Biobanco de Células Primárias Humanas, representativo da população brasileira. Também foram discutidos os principais aspectos da ABNT NBR ISO 20387:2020, que estabelece os requisitos gerais para as atividades de biobancos. A apresentação destacou, ainda, o papel fundamental do gestor da qualidade nesse contexto.
O BCRJ é responsável por fortalecer o controle de qualidade no país ao disponibilizar materiais biológicos confiáveis para pesquisas científicas e aplicações tecnológicas. O Banco oferece ensaios de controle de qualidade e estudos não clínicos de segurança e saúde para diversos produtos.
Segundo a gerente de Qualidade do BCRJ, Kátia Marçal, iniciativas como essa são fundamentais para a formação de novos profissionais. “Ações como esta permitem que os alunos conheçam, na prática, a atuação dos especialistas da área da qualidade e compreendam os diferentes contextos do mercado”, declarou.
Para o aluno do curso, Robson Rodrigues, a atividade ampliou sua compreensão sobre a área. “Essa visita nos traz uma visão muito mais ampla do que realmente é feito nos processos de qualidade e nos processos da área de biotecnologia. Também me trouxe um entendimento prático sobre o biobanco e sobre o que ele faz no dia a dia.”
Segunda parada: fábrica Everest
Nesta quarta-feira (19/11), os alunos realizaram visita técnica à fábrica Everest, fabricante e montadora de purificadores e máquinas de gelo, localizada no Rio de Janeiro. A visita à indústria permite aos alunos observar os padrões adotados pela empresa e fazer ligações com o conteúdo estudado nas disciplinas.
As visitas fortalecem o compromisso do Inmetro e do Instituto Zeca Pagodinho (IZP) em oferecer formação técnica de qualidade, com experiências reais e alinhadas às demandas do mercado.
Sobre o curso
O Curso de Auxiliar de Controle da Qualidade – Turma 2025, oferecido gratuitamente pelo Inmetro e Instituto Zeca Pagodinho, tem como objetivo formar profissionais para atuarem como auxiliares de controle de qualidade em empresas, indústrias, comércios, serviços e laboratórios. As principais tarefas incluem inspeção, organização, armazenamento e verificação da conformidade e segurança de produtos e serviços.