Notícias
Notícias
Inmetro e Firjan realizam Seminário sobre Certificação Florestal
O evento foi o resultado da parceria entre o Inmetro e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com objetivo de promover um amplo debate com os diversos segmentos setoriais, acerca do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).
![]() |
| Sérgio Galvão, Júlio Bueno, Eugênio Gouvêa, João Jornada e José Soares |
A solenidade de abertura, realizada pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa, contou com as presenças do presidente do Inmetro, João Jornada; com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Júlio Bueno; com o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-Rio), Silvio Elia Galvão, e com o chefe da Divisão de Reflorestamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF), José Soares, representando respectivamente, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, e o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc.
A mediação dos painéis foi realizada pelo diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, que aproveitou para ressaltar a relevância do Seminário e o papel da comunicação, como instrumento propulsor à disseminação das práticas de manejo florestal, das experiências de produtores florestais e dos benefícios trazidos com a Certificação Florestal.
![]() |
| Alfredo Lobo (Inmetro) e Michel Clark (PEFC) |
O presidente do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), Michel Clark, e o chairmain da European Accreditation (EA), Lorenzo Thione registraram, através de uma mapeamento global, as áreas de manejo florestal e os crescentes índices de adesão às práticas de sustentabilidade. De acordo com Michel Clark, aproximadamente, 200 milhões de florestas em todo o mundo são certificadas, sendo 65% localizadas só na América do Norte. "Nosso objetivo, nos próximos anos, é aumentar ainda mais o número de certificações", destaca Clark.
O chairmain da EA, Lorenzo Thione, enfatizou a necessidade de fortalecimento das relações de intercâmbio entre os países, além de elogiar o modelo brasileiro de certificação florestal, e a iniciativa do Inmetro e da Firjan, em realizar o Seminário.
Representantes do setor privado como a International Paper e a Associação Brasileira de Celulose e Papel, destacaram importantes aspectos do Programa, como a questão sobre o valor agregado e a adoção de práticas ecologicamente adequadas, socialmente justas e economicamente viáveis.

