Notícias
Inmetro e Detran/RS iniciam tratativas para acordo de cooperação sobre fiscalização de cronotacógrafos
.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) recebeu, no dia 12 de agosto, representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) para tratar da possibilidade de firmar um termo de cooperação entre os dois órgãos.
O encontro contou com a presença do superintendente da Surrs Omer Pohlmann Filho, do chefe do Núcleo de Gestão Técnica, Joel Franceschini, e do chefe do Laboratório de Metrologia (Lames), Thiago Menegotto. Pelo Detran/RS, participaram o assessor da Direção-Geral, Márcio Pires Berr, e o engenheiro Altamir Almeida Gomes.
O termo de cooperação possui dois objetivos: o primeiro é permitir que a Surrs tenha acesso às informações atualizadas dos proprietários de veículos equipados com cronotacógrafos, quando estes forem autuados pela Superintendência por irregularidades nesses instrumentos; o segundo é tornar o certificado de verificação dos cronotacógrafos condição obrigatória para o licenciamento desses veículos.
A medida tornará a obtenção de dados mais ágil e precisa, reduzirá o índice de insubsistência de processos e incentivará a regularização dos equipamentos conforme os regulamentos do Inmetro.
Para o superintendente da Surrs, a cooperação entre as instituições representará um avanço significativo para a efetividade das fiscalizações. “A integração com o Detran/RS vai possibilitar o acesso a informações atualizadas e confiáveis, fortalecendo nossas ações e contribuindo diretamente para a segurança nas estradas. Nosso compromisso é atuar de forma cada vez mais efetiva e sempre em benefício da sociedade”, destacou Pohlmann Filho.
A iniciativa deverá trazer benefícios diretos à sociedade, fortalecendo as ações de fiscalização e contribuindo para a segurança viária.
Com informações atualizadas, será possível aumentar a efetividade das autuações e reforçar a conformidade dos cronotacógrafos — instrumentos essenciais para o controle da jornada de motoristas e para a prevenção de acidentes nas rodovias.