Notícias
Notícias
Inmetro de Portas Abertas: evento conquista Xerém
O Inmetro abriu o Campus de Laboratórios, em Xerém, para a comunidade vizinha em Duque de Caxias. O “Inmetro de Portas Abertas”, organizado pela Divisão de Comunicação Social (Gabin/Dicom), aconteceu na última terça-feira, dia 19, em grande estilo do início ao fim. A chuva que insistia em cair na véspera do evento deu trégua e o tempo ficou firme durante todo o dia. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes de 17 escolas municipais, estaduais e de quatro escolas da rede particular, além de professores, pais de alunos e moradores puderam desfrutar de várias atividades no Campus. O presidente do Inmetro, João Jornada, destacou a oportunidade de aproximação com a comunidade.
“Gostaria de ressaltar a importância de nos aproximarmos ainda mais da sociedade. Não podemos trazer 190 milhões de brasileiros para o Inmetro, mas a comunidade de Xerém faz muito bem esta representação, hoje. Em um evento como este, é importante mostrarmos como a ciência faz parte da nossa vida. Neste ponto, duas atividades são muito importantes: a integração com a comunidade e a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O Inmetro de Portas Abertas é o primeiro de muitas edições. Vamos realizar todos os anos”, ressaltou, apresentando, também, as principais linhas de atuação do Inmetro.
Após as boas-vindas, foi a vez de o chefe da Divisão de Comunicação Social do Inmetro, Afonso Ribeiro, destacar a colaboração dos parceiros: “O evento só aconteceu porque todas as áreas envolvidas se empenharam muito, não medindo esforços para dar tudo dar certo.”
A primeira atração cultural do Inmetro de Portas Abertas veio a seguir. O violonista Cadu Torres subiu ao palco do auditório do prédio 6 e mostrou um repertório erudito, com músicas de Sebastian Bach e Garoto, impressionando ao tocar a canção “Lamentos do Morro”. Encerrou o pot-pourri com “A lenda do Abaeté”, de Dorival Caymmi e Baden Powell.
A programação teve continuidade na tenda ao lado do Restaurante II, com outras apresentações culturais. Duas companhias de dança da UFRJ - Corpos Urbanos e Veia - arrancaram aplausos do público.
Após a pausa para almoço, a tarde continuou em clima animado, com o show do Grupo Cancioneiros do Ipub (Instituto de Psiquiatria da UFRJ), Sou Louco por Música. Ritmos latinos, africanos e brasileiros davam o tom da apresentação, que incluiu teatro e participação do público no palco. A Cia. Folclórica do Rio manteve o clima de festa, também mesclando as influências desde o samba até a gafieira, fechando a apresentação com um verdadeiro bloco ao ar livre, com direito a desfile no bonde de Santa Teresa improvisado.
O Coral do Inmetro, formado por cerca de 40 servidores e prestadores de serviço do Inmetro, encerrou a programação cultural cantando sucessos de época, como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento; “Whisky a go GO”, do Roupa Nova; e “Madalena”, de Ivan Lins, entre outras músicas.
Leia mais Inmetro de Portas Abertas: Ciência por toda parte
