Notícias
Notícias
Inmetro comemora o Dia Internacional da Acreditação
O evento teve início com a exibição de uma mensagem do presidente da Cooperação Interamericana de Acreditação – IAAC, Pat Paladino, sobre a confiança que o processo de acreditação proporciona ao mercado global. Em seguida o presidente João Jornada, em mensagem gravada, expressou sua alegria com a realização do evento no Inmetro, enfatizou o pioneirismo da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) e sua evolução quanto a quantidade e qualidade dos seus indicadores.
Estiveram presentes o Secretário de Comércio e Serviços do Mdic, Edson Lupatini, o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Mirili, o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, Pierângelo Rossetti.
O coordenador geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira apresentou dados estatísticos sobre o trabalho realizado no ano de 2007 e destacou o total de 860 organismos acreditados atualmente.
Ricardo Fragoso, da ABNT, lembrou que o tema confiança é muito importante e o Inmetro é hoje sinônimo de confiança e credibilidade para o cidadão e para a indústria brasileira.
Julio Mirili, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do RJ, ressaltou que a confiança existente é fruto do trabalho sério dos laboratórios acreditados, fato que contribui, para imagem positiva da atividade em todo o país.
Na ocasião foram agraciados com placas comemorativas os primeiros laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção acreditados. São eles: Sistema Brasileiro de Inspeção – SBI, primeiro organismo de inspeção acreditado; Instituto de Fomento e Coordenação Industrial IFI / Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial – CTA, primeiro laboratório acreditado e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV, primeiro organismo de certificação acreditado.
![]() |
|
Representante do Sistema Brasileiro de Inspeção - SBI que recebeu o prêmio das mãos de Pierângelo Rossetti |
Marcos Aurélio falou sobre o processo de automação dos organismos acreditados que foi finalizado este ano e permitirá que os organismos tenham acesso online ao andamento dos processos, comentou sobre a revisão da sistemática da acreditação elaborada pela Cgcre a fim de diminuir o tempo de acreditação de organismos e laboratórios - exemplificando que o tempo médio para acreditação de laboratórios em 2007 já foi menor do que 12 meses - e lembrou o processo de credenciamento de avaliadores iniciado em outubro de 2007.
<P class=MsoNormal style="MARGIN: