Notícias
Inmetro celebra o Dia Mundial da Metrologia e debate os desafios da ciência das medições para um futuro sustentável
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) celebrou, nesta terça-feira (20), o Dia Mundial da Metrologia com uma programação no campus de Xerém (RJ). O evento incluiu a transmissão ao vivo de painéis promovidos pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), direto da França, o lançamento da nova tradução luso-brasileira autorizada da 9ª edição do Sistema Internacional de Unidades (SI), além de uma mesa-redonda que debateu os 150 anos da Convenção do Metro e os desafios atuais e futuros da metrologia.
A diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro, Danielle Assafin, abriu oficialmente a mesa destacando a importância da data para reafirmar o papel estratégico da metrologia no avanço da ciência, no fortalecimento da indústria e no desenvolvimento do país. “Temos um corpo técnico excepcional e uma infraestrutura que nos coloca em evidência no cenário mundial”, afirmou.
Mediada por Régis Landim, chefe do Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica do Inmetro, a mesa contou com Carlos Hall, professor da PUC-Rio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Metrologia da PUC-Rio; Gustavo Ripper, chefe da Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações do Inmetro e membro eleito para representação do Brasil no CIPM; e Janaína Rodrigues, chefe da Divisão de Metrologia Química e representante do Inmetro no Comitê Consultivo para a Quantidade de Matéria do BIPM.
Janaína Rodrigues destacou a atuação do Inmetro na área ambiental e em metrologia química e biológica, mencionando o envolvimento da instituição em iniciativas do BIPM voltadas à rastreabilidade de gases de efeito estufa, baterias de íons de lítio, materiais de referência e microplásticos. “Hoje, os desafios não são mais exclusivos de uma só área. São multidisciplinares e exigem cooperação global”, afirmou.
Lançamento oficial da nova tradução do SI
Durante o evento, o Inmetro lançou a 2ª edição da tradução luso-brasileira autorizada da 9ª edição do Sistema Internacional de Unidades (SI). A publicação incorpora as mais recentes atualizações aprovadas pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com redefinições baseadas em constantes físicas universais.
Elaborada em parceria com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), a nova edição amplia o acesso à informação técnica de qualidade em língua portuguesa, fortalecendo a padronização das medições em áreas como indústria, saúde, meio ambiente e educação. O material está disponível gratuitamente para download no site do Inmetro.
A inteligência artificial também foi pauta
Pesquisadores ressaltaram o potencial da IA como ferramenta de apoio à metrologia, especialmente no tratamento de grandes volumes de dados e no reconhecimento de padrões complexos em áreas como saúde e biotecnologia. Estudantes de pós-graduação do Inmetro também relataram suas pesquisas aplicando IA a projetos.
Encerrando a mesa, os participantes reforçaram a importância de fortalecer a articulação com instituições de ensino, comitês internacionais e órgãos reguladores. “A metrologia é um motor silencioso do desenvolvimento científico e tecnológico. É preciso fazer com que sua relevância seja visível para toda a sociedade”, concluiu Landim.