Notícias
Inmetro celebra o Dia do Metrologista com seminário e destaque para pôsteres selecionados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas
Nesta quinta-feira, 26 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu uma edição especial dos Seminários de Metrologia Científica em comemoração ao Dia do Metrologista. O evento aconteceu no campus do Instituto em Xerém, Rio de Janeiro e destacou pôsteres científicos elaborados por servidores do Instituto, selecionados em concurso internacional promovido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em comemoração aos 150 anos da Convenção do Metro.
Ao todo, foram apresentados oito pôsteres, que exploraram temas variados, como a detecção de microplásticos em alimentos, a medição de parâmetros acústicos em ambientes hospitalares, espectrometria de massas, nanopartículas, sensores de pressão, tecnologias quânticas, inteligência artificial, geolocalização via satélite e o controle de distorções econômicas no mercado de combustíveis.
Esses trabalhos foram selecionados para publicação no site do BIPM como parte da programação oficial da celebração mundial. A atividade proporcionou um espaço de integração entre pesquisadores e fortaleceu o reconhecimento interno do trabalho técnico-científico realizado pela força de trabalho do Instituto.
O seminário foi mediado pelos servidores Aline Coelho e Rafael Vaz e contou com uma programação organizada em blocos temáticos. A abertura ficou a cargo da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), seguida de uma contextualização histórica sobre o Dia do Metrologista, apresentada pelos mediadores. Os pôsteres foram exibidos em dois blocos, com momentos de perguntas e interação com o público.
Durante a abertura do evento, a diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, Danielle Assafin, destacou o papel da metrologia na sociedade. “Celebrar o Dia do Metrologista é reconhecer a importância de uma ciência que está por trás de quase tudo: da inovação tecnológica à segurança pública, da defesa nacional à saúde. A metrologia garante medições confiáveis, que sustentam o comércio justo, a qualidade de produtos e serviços e o avanço científico. Meu reconhecimento e agradecimento aos profissionais que tornam isso possível todos os dias”, afirmou.
Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a data é uma oportunidade para reconhecer tanto a história da metrologia quanto seu papel estratégico no futuro do país. "Reconhecer o trabalho dos metrologistas é valorizar uma ciência que está na base das grandes transformações. Uma ciência que não apenas mede, mas impulsiona o progresso”, afirmou o presidente.
O Inmetro e a metrologia no Brasil
O Inmetro é o órgão responsável por coordenar e desenvolver a metrologia no país. É o elo entre o Brasil e o BIPM, garantindo que as medições feitas estejam harmonizadas aos parâmetros internacionais. Além disso, atua na vigilância de instrumentos de medição em uso comercial, como bombas de combustível e taxímetros, protegendo o consumidor brasileiro.
O que é o BIPM
O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) é uma organização internacional que trabalha para promover a unificação das medições e estabelecer padrões internacionais. Ele organiza, por exemplo, comparações entre os Institutos Nacionais de Metrologia de vários países para garantir que as medições sejam uniformes em todo o mundo.
Criado pela Convenção do Metro em 1875, o BIPM celebra, em 2025, os 150 anos do tratado que marcou o nascimento da metrologia moderna. Como parte das comemorações, a organização lançou um concurso global de pôsteres, com o objetivo de destacar os avanços e o impacto da metrologia em diferentes países.
Entre os trabalhos selecionados, estão produções de servidores do Inmetro, apresentadas durante o seminário comemorativo realizado no campus de Xerém (RJ):
- Validação metrológica de sistema em tempo real para análise de proliferação celular – Ekeveliny Veschi
- Avaliação de homogeneidade de materiais de referência de pH – Fabiano Gonzaga
- Controle de distorções econômicas no mercado de combustíveis por meio da metrologia legal em SC – Alexandre Soratto
- Tecnologias da Metrologia 4.0 na intercomparação de ativímetros na medicina nuclear – Monaliza de Oliveira
- Análise do desempenho da escala de tempo local com IA – Désirée Gonçalves
- Aplicação e aprimoramento de conceitos globais de rastreabilidade – Sérgio de Oliveira
- Análise metrológica de gerador quântico de números aleatórios – Muriel de Souza
- Medição precisa da incerteza na localização de satélite geoestacionário com TWSTFT – Mauro Vieira de Lima
Todos os trabalhos podem ser consultados em: Posters online – The BIPM 150