Notícias
Inmetro comemora 52 anos com programação especial e entregas fundamentais à sociedade
Nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) celebra 52 anos com uma programação especial no Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém (RJ), reunindo toda a força de trabalho, parceiros institucionais e representantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I).
O evento contará com atividades esportivas e apresentações institucionais com as principais entregas realizadas ao longo de 2025, ano marcado por inovação, fortalecimento da infraestrutura da qualidade e ações robustas de proteção ao consumidor.
Ação solidária
As comemorações do aniversário começam às 8 h com a Corrida e Caminhada Saúde Conforme, que visam promover a integração entre os trabalhadores, fortalecer o clima organizacional, incentivar hábitos saudáveis e práticas de bem-estar, além de fomentar ações de solidariedade. A inscrição foi gratuita e consistiu na arrecadação de alimentos em prol da Associação de Catadores de Material Reciclável do Estado do Rio de Janeiro.

Encerrada a premiação, a programação seguirá com as entregas de 2025, a projeção das ações previstas para 2026 e a apresentação musical da Banda Talentos Sem Medida, composta por profissionais do Instituto.
"O evento reforça o espírito de companhareirismo e valorização da força de trabalho, pilares centrais das transformações recentes dessa gestão. Também reafirma o papel histórico do Inmetro na promoção da qualidade, da segurança e da confiança no país, marcando o início de um novo ciclo, guiado pela inovação, pela presença digital e pelo compromisso com a sociedade brasileira", destacou o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito.
Ano de entregas
Entre as principais entregas, destacam-se a modernização da infraestrutura laboratorial e física, com a abertura do Laboratório de Ensaios de Módulos Fotovoltaicos, no campus de Xerém, e as inaugurações e reformas de sedes de órgãos delegados nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em combate a fraudes eletrônicas, o Instituto criou, em parceria com a Casa da Moeda, o programa "Inmetro na Palma da Mão", permitindo que consumidores verifiquem a autenticidade de produtos certificados, por meio de elementos de segurança, como QR Code e tintas especiais.
Outro marco relevante foi a inauguração da Delegacia Cibernética do Inmetro, em São Paulo, especializada no monitoramento e combate de irregularidades em comércio eletrônico.
Para o chefe de gabinete da Presidência, Alexandre Pereira Costa e Silva, 2025 foi um ano decisivo: “Avançamos em áreas que estruturam o futuro da infraestrutura da qualidade no Brasil. Da modernização laboratorial à vigilância cibernética, cada entrega reforça o papel do Inmetro como órgão essencial ao desenvolvimento, à segurança do consumo e à competitividade nacional.”
52 anos do Inmetro
Criado em 1973, por meio da Lei nº 5.966, o Inmetro nasceu com a missão de modernizar o sistema nacional de metrologia e estabelecer as bases técnicas necessárias para apoiar o desenvolvimento econômico brasileiro. Sua criação respondeu à necessidade de garantir padrões confiáveis de medição, elevar a competitividade da indústria e assegurar que consumidores tivessem acesso a produtos e serviços seguros e corretamente avaliados.
“O Inmetro chega aos 52 anos reafirmando o seu compromisso com a sociedade brasileira. Somos uma instituição que evolui continuamente para atender às demandas do setor produtivo e do cidadão, sempre com foco na inovação e na confiança metrológica”, concluiu o presidente.
