Notícias
Inmetro apresenta ações sobre sustentabilidade e comércio internacional em evento da OMC, em Genebra
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforçou sua atuação internacional ao participar da VI Semana de Comércio e Meio Ambiente da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada entre os dias 1º e 3 de julho, em Genebra, Suíça. O evento reuniu representantes de diversos países para discutir temas estratégicos relacionados à sustentabilidade, comércio e barreiras técnicas.
Representando o Inmetro, o servidor e pesquisador Rogério de Oliveira Corrêa, da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint), participou dos painéis temáticos e apresentou a experiência brasileira no desenvolvimento de plásticos mais sustentáveis. A exposição ocorreu no painel sobre Projeto, Composição e Desempenho de Polímeros e Plásticos, e buscou responder a duas questões centrais:
- O que o Inmetro vem fazendo e qual a perspectiva brasileira, incluindo meios e parcerias, para o desenvolvimento de plásticos mais sustentáveis?
- Como a infraestrutura da qualidade (normas internacionais, avaliação da conformidade e princípios do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC - TBT) pode apoiar esse desenvolvimento e contribuir para a redução da poluição por plásticos?
Durante o evento, também foram debatidos temas como o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) da União Europeia, a legislação europeia sobre desmatamento (EUDR), contabilidade de carbono, combustíveis sustentáveis e estratégias para tratar essas questões à luz das regras da OMC, com foco na utilização da infraestrutura da qualidade para evitar barreiras desnecessárias ao comércio.

A atuação da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas (Disbt), da Caint/Inmetro, ganhou destaque nos debates pela contribuição direta na disseminação de informações atualizadas para empresas sobre exigências internacionais de sustentabilidade e barreiras técnicas, fortalecendo a competitividade das exportações brasileiras.
Essa participação está em consonância com o Objetivo Estratégico nº 5 do Planejamento Estratégico do Inmetro: “Tornar mais efetiva a superação de barreiras técnicas ao comércio exterior”, evidenciando o papel da infraestrutura da qualidade como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável e para a inserção internacional da produção brasileira.