Notícias
Inmetro acredita ABNT para validar projetos de compensação de carbono
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, nesta terça-feira (11/11), em Belém (PA), a cerimônia de entrega do certificado de acreditação à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para atuar na validação e verificação de projetos de redução e remoção de gases de efeito estufa.
O evento ocorreu na Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II), embarcação premiada internacionalmente e símbolo da inovação verde do Inmetro, e integrou a programação oficial da participação do Instituto na COP30.

A acreditação fortalece a governança climática nacional e amplia a credibilidade dos projetos brasileiros perante o mercado internacional.
Passo histórico para a sustentabilidade
“Esse é um passo histórico. O Inmetro consolida a confiança nas medições, verificações e certificações ambientais, fortalecendo a infraestrutura da qualidade que sustenta a transição energética e o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito.
Segundo ele, a parceria com a ABNT é estratégica porque “une rigor técnico, inovação e soberania regulatória, permitindo que o Brasil se torne referência global na validação de créditos de carbono”.
Independência técnica e credibilidade internacional
O presidente da ABNT, Mário William Esper, destacou que o reconhecimento consolida o papel da entidade como pilar técnico e normativo da transição verde brasileira.
“A ABNT, com o reconhecimento do Inmetro, passa a contribuir efetivamente para que o país tenha uma infraestrutura própria de registro, verificação e validação de créditos de carbono. Isso garante independência técnica e confiança nos resultados obtidos por projetos nacionais e internacionais”, afirmou Esper.
De acordo com a coordenadora-geral de Acreditação do Inmetro, Andrea Melo, o processo seguiu padrões internacionais (ISO 17029 e ISO 14065) e assegura que os dados de verificação de emissões sejam fidedignos e rastreáveis.
“Essas atividades seguem normas globalmente praticadas, o que reforça a confiança do mercado e dá segurança para empresas que buscam comprovar seus compromissos de redução e remoção de carbono”, explicou.
Primeira entidade brasileira autorizada
A ABNT é a primeira entidade brasileira autorizada a validar projetos de gases de efeito estufa (GEE). O reconhecimento, concedido pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, abrange o escopo de validação e verificação de projetos de compensação de carbono, conforme normas internacionais ISO 17029 e ISO 14065.
A iniciativa dessa verificação está relacionada aos temas de reflorestação e florestamento, que são os dois escopos em que a ABNT passa a atuar neste novo credenciamento, ampliando a infraestrutura da qualidade nacional voltada à sustentabilidade e à mitigação das mudanças climáticas.
Compromisso com o futuro
O processo de acreditação marca o início de uma nova fase para o sistema brasileiro de infraestrutura da qualidade, voltado à economia verde.
“O Inmetro tem trabalhado para reduzir o Custo Brasil e ampliar a presença de laboratórios e organismos de certificação em todas as regiões, inclusive na Amazônia. A acreditação da ABNT é parte desse movimento de descentralização e fortalecimento da economia verde”, destacou Brito.

Participaram da cerimônia de acreditação representantes da ABNT, Next, ACX e IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.