Notícias
Notícias
Ibametro defende fiscalização intensiva do cronotácografo para reduzir acidentes nas rodovias baiana
No dia 19 de maio, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), participou de evento da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos (ANPECI). O Ibametro foi convidado para compartilhar informações sobre o exitoso Termo de Cooperação Técnica assinado com o Detran-BA. Pioneiro nessa modalidade, o acordo visa, por meio de fiscalização conjunta do instrumento, proporcionar maior segurança nas estradas e rodovias baianas.
O diretor-geral do Ibametro, Randerson, Leal explicou que o cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” de veículos de grande porte, sendo peça fundamental para a elucidação dos acidentes no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro determina a obrigatoriedade do instrumento em automóveis que fazem transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso brutal total superior a 4536 kg. O equipamento deve passar por verificação metrológica a cada dois anos para garantir a idoneidade de suas informações.
O Termo de Cooperação entrou em vigor com a publicação da Portaria 632, de 09 de maio de 2017, no Diário Oficial do Estado. “Com o apoio do Detran-Ba, vamos avançar ainda mais na fiscalização do ‘crono’ na capital. E nosso intuito é fazer parcerias com as prefeituras municipais, para agilizar a fiscalização em todo o Estado”, ressaltou Leal. Em 2016, o Ibametro fez a verificação de mais de 25 mil cronotacógrafos. Este ano, oito mil já foram certificados.
O evento aconteceu em Natal (RN), reunindo profissionais e lideranças do setor. Pelo Ibametro, participou, ainda, o diretor de Regulação de Mercado, Gildásio Rocha. O coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Pedro Paulo Neto, o coordenador de cronotacógrafo do Inmetro, Márcio Paiva, e os diretores dos órgãos delegados do Rio Grande do Norte (Cyrus Benavides), do Rio de Janeiro (Manoel Rampini) e de Pernambuco (Adriano Martins) também estiveram presentes.