Notícias
Concurso público
Governo federal autoriza a nomeação de mais 25 candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso do Inmetro
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi autorizado, por meio da Portaria MGI nº 8.376, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3/10), a nomear 25 candidatos do cadastro de reserva aprovados no concurso público realizado em 2023. As nomeações serão efetivadas após o cumprimento das etapas administrativas e da confirmação da disponibilidade orçamentária e financeira.
Em 2015, o último concurso público do Inmetro havia oferecido apenas 35 vagas para nível superior, e a nomeação dos aprovados demorou três anos — muitos só foram chamados em 2018.

“Neste governo, o cenário mudou: foram 100 vagas para nível superior, todos os aprovados foram nomeados em apenas dois meses e, agora, o governo autorizou a chamada de mais 25 do cadastro de reserva. Essa agilidade e esse compromisso demonstram que estamos deixando um legado para a instituição, fortalecendo o Inmetro e valorizando os servidores que fazem a diferença todos os dias”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
A portaria, assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, contempla 10 vagas para Analista Executivo em Metrologia e Qualidade e 15 para Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, ambas de nível superior.
O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas e à adequação orçamentária e financeira das novas despesas, conforme previsto na portaria. Após o cumprimento dessas etapas formais, o Inmetro deverá publicar os atos de nomeação individual no Diário Oficial da União, permitindo o ingresso efetivo dos novos servidores.
Brito destacou ainda que a autorização representa um avanço institucional e reforça o papel estratégico do Inmetro.
“Essa autorização é um reconhecimento da relevância do Inmetro na promoção da segurança, da inovação e da competitividade nacional. Com a chegada dos novos servidores, reforçaremos as equipes técnicas que sustentam as atividades de metrologia, acreditação e avaliação da conformidade, pilares da infraestrutura da qualidade”, afirmou.
O presidente também ressaltou que o reforço no quadro de pessoal é essencial para acompanhar as novas demandas tecnológicas e regulatórias.
“O Inmetro vive um momento de modernização e expansão de suas frentes de atuação. Esse reforço nos permitirá avançar com mais agilidade em projetos estratégicos, em benefício direto da sociedade e do setor produtivo brasileiro”, completou.
A Portaria MGI nº 8.376 também autoriza nomeações adicionais para outros 19 órgãos e entidades da administração pública federal, totalizando 766 novos provimentos. O texto completo pode ser consultado no Diário Oficial da União, Edição Extra A, de 3 de outubro de 2025.
Nomeação em tempo recorde
Em junho, o governo já havia autorizado a nomeação de 100 aprovados no concurso do Inmetro. Todos foram nomeados em menos de dois meses, conforme matéria disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/governo-autoriza-nomeacao-de-100-aprovados-no-concurso-do-inmetro