Notícias
Notícias
Entrevista sobre cachaça
Um dos setores de importância significativa com grande impacto no comércio exterior e na saúde dos consumidores é o de produção de cachaça. Diante disto, o Inmetro organizou no dia 2 de setembro do ano passado o painel setorial "Cachaça - Aguardente de Cana Brasileira: Aspectos Metrológicos", onde foram discutidas as necessidades deste setor, e a Divisão de Metrologia Química apresentou sua proposta de atuação que envolveu a organização de um ensaio de proficiência com laboratórios nacionais e internacionais.
A primeira rodada do ensaio de proficiência envolveu a análise de carbamato de etila, metanol e cobre, que são os contaminantes mais prejudiciais para a saúde e para a exportação brasileira.
A próxima rodada, programada para novembro deste ano, envolverá outras substâncias químicas, como acroleína, n-Butanol, chumbo e arsênio.
As amostras preparadas para este ensaio de proficiência serão estudadas continuamente através de testes de homogeneidade e estabilidade, levando a curto prazo a produção de materiais de referência certificados para a cachaça. Estes materiais de referência, produzidos no Inmetro, serão padrões de controle para os laboratórios nacionais que realizarão análise de cachaça, contribuindo para a melhor qualidade do produto e, consequentemente, para a saúde do consumidor e para a aceitação do produto no mercado internacional.