Notícias
Inmetro reúne auditores internos para aprimorar gestão da qualidade na área de Metrologia Científica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, nesta quinta-feira, 18 de junho, um encontro com auditores internos da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), com o objetivo de fortalecer o alinhamento entre os auditores, promover a troca de experiências e identificar oportunidades de melhoria no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da diretoria.
A ação, realizada com apoio do Laboratório de Inovação (InovInmetro), surgiu a partir de discussões feitas durante as análises críticas do sistema de gestão. Os debates apontaram a necessidade de ampliar a harmonização conceitual e a troca de conhecimentos entre os auditores internos da diretoria.
O encontro foi estruturado em formato de dinâmica participativa e reuniu profissionais que atuam na avaliação dos processos internos da área. A proposta foi contribuir para o aperfeiçoamento do Programa de Auditorias Internas e para o fortalecimento da cultura da qualidade.
“Quando realizamos uma auditoria interna, buscamos demonstrar a conformidade dos processos com os requisitos das normas e identificar oportunidades de melhoria. É um diagnóstico que fornece o feedback necessário para a evolução contínua do sistema de gestão da qualidade. Assim como um check-up periódico, a auditoria permite verificar o que está funcionando bem e o que pode ser aperfeiçoado”, explicou o gestor da qualidade da Dimci, Erlon Henrique.
Para a diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, Danielle Assafin, as auditorias internas desempenham papel estratégico na manutenção e no aprimoramento dos sistemas de gestão da qualidade adotados na diretoria.
“Não existe sistema de gestão da qualidade sem auditoria. A auditoria é o grande mecanismo de retroalimentação previsto pelas normas da qualidade e permite que o sistema permaneça vivo, evolua e prospere. Por isso, é fundamental fortalecer e cuidar do nosso corpo de auditores internos”, destacou.
Auditoria interna e melhoria contínua
As auditorias internas são um dos principais instrumentos de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade. Por meio delas, laboratórios e divisões verificam se suas atividades estão sendo conduzidas em conformidade com os requisitos normativos e institucionais, além de identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento dos processos.
Na Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, o corpo de auditores internos é formado por servidores que atuam nos próprios laboratórios e recebem capacitação específica para conduzir auditorias. O trabalho funciona como um diagnóstico periódico do sistema, permitindo corrigir falhas, disseminar boas práticas e fortalecer a melhoria contínua.
Além de avaliarem outros processos, esses profissionais também são auditados, o que contribui para ampliar a compreensão sobre os requisitos normativos e fortalecer a cultura da qualidade em toda a organização.
Análise crítica do sistema de gestão
O encontro de auditores ocorreu após a reunião anual de análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade da Dimci, realizada em 17 de junho. A reunião reuniu mais de 20 gestores, incluindo a diretora Danielle Assafin, o gestor da qualidade, chefes de divisão e representantes da qualidade.
Durante a reunião, o grupo fez um diagnóstico do sistema e discutiu a elaboração do Plano de Ação Transversal 2026 da diretoria. Entre os pontos avaliados estiveram indicadores de satisfação do cliente, índices de prestação de serviços, ações de melhoria contínua, tratamento de não conformidades e estratégias para otimizar o cronograma de auditorias internas nas divisões.
As oportunidades de melhoria identificadas na análise crítica reforçaram a importância do encontro de auditores, realizado no dia seguinte, como parte do esforço permanente de aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade da diretoria. A iniciativa também buscou estimular o compartilhamento de boas práticas, o tratamento de não conformidades e o aperfeiçoamento do plano de auditorias internas nas divisões.


