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Cgcre disponibiliza modalidade de Avaliação Remota para Organismos de Certificação

Organismos já podem se candidatar à nova modalidade, informando a Cgcre por meio do sistema Orquestra
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Publicado em 21/01/2019 10h52 Atualizado em 25/11/2022 14h11

Após projeto piloto concluído com sucesso em 2018, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) implantou, de forma definitiva, a avaliação remota para organismos de certificação. Com isso, as avaliações de escritório, que são uma etapa do processo de supervisão de organismos de certificação, poderão ser feitas a distância, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Os organismos de avaliação da conformidade (OAC) já podem se candidatar à nova forma de avaliação.Para isso, devem informar à Cgcre, via Orquestra, a intenção de realizar avaliação remota, indicando sua plataforma tecnológica operacional disponível e outros dados solicitados.

Para ser elegível ao uso dessa facilidade de avaliação, o OAC deve atender a três critérios básicos: não possuir sanção ativa aplicada pela Cgcre; cumprir regulamente as avaliações necessárias para manutenção do ciclo de acreditação; apresentar desempenho satisfatório ao longo do ciclo de acreditação, sem ocorrência de denúncias procedentes ou reincidência de não conformidades em requisitos críticos das normas de acreditação.

A decisão final sobre a modalidade em que as avaliações de supervisão serão realizadas fica a cargo da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Cgcre/Dicor). “O método de avaliação remota deve ser utilizado em benefício dos organismos que se mostrem elegíveis ao uso dessa facilidade, em função de seu desempenho satisfatório durante o ciclo de acreditação. Mas, sua utilização é uma prerrogativa da Dicor, que deve fazer a opção de acordo com sua conveniência e manter registro da justificativa pela decisão de fazê-lo remotamente”, explicou o chefe substituto da Divisão, Antonio Mario Terra.

Durante o projeto piloto, foram realizadas 10 avaliações remotas, em vários escopos de acreditação, sem nenhum registro de problemas que dificultassem ou inviabilizassem seu andamento. Os benefícios foram bastante perceptíveis, de acordo com Antonio Mario Terra. Eles vão desde a redução de cursos de deslocamento e hospedagem, até o aumento de produtividade e maior agilidade na coleta de evidências, já que, para que seja possível fazer avaliação remota, é fundamental que o OAC seja informatizado. “Não ter que gastar tempo com deslocamento, faz com que a gente consiga fazer mais com menos, aproveitando melhor os períodos de avaliação”, afirmou.

Para obter outras informações sobre o processo, Interessados em se inscrever podem entrar em contato com a Dicor, pelo e-mail dicor@inmetro.gov.br

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