Notícias
Notícias
Audiência Pública no Inmetro
O objetivo do evento foi promover um ambiente propício ao debate sobre itens da norma NBR 15570:2008 que fala sobre especificações técnicas para fabricação de veículos com características urbanas para transporte coletivo de passageiros e também sugestões e propostas de prazo para a implantação desta norma.
![]() |
|
Ricardo Paranhos, Julio Lopes, João Jornada e Alfredo Loboparticipam da abertura do evento |
Fizeram parte da mesa de abertura o presidente do Inmetro, João Jornada, o diretor da Qualidade do Instituto, Alfredo Lobo, o secretário de Transportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes e o diretor do Departamento de Mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Ricardo Paranhos que veio representando o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno.
O presidente Jornada informou que o tema desta audiência pública é uma questão importante e que muitas vezes não é tão discutida como deveria. Segundo ele, o tema acessibilidade precisa ter uma atenção maior, e por isso foi escolhido como tema central deste evento.
- Hoje iremos discutir os detalhes da norma NBR 15570:2008, vamos avaliar que itens têm sua implantação viável e os que não têm. Estamos aqui para ouvir opiniões e sugestões, pois o que discutirmos aqui será implantado posteriormente, disse ele.
Julio Lopes cumprimentou a todos em nome do governador Sergio Cabral e agradeceu o convite para participar desta audiência. Segundo o secretário, o tema acessibilidade tem sido um grande compromisso do governo.
- Esperamos que até 2010 este problema já tenha sido totalmente resolvido e a realização deste evento é muito importante para nos ajudar a atingir esta meta. Precisamos avaliar que caminho devemos seguir para atingir o sucesso na implantação desta norma, pontuou ele.
![]() |
|
Público presente no evento |
Em seguida Ricardo Paranhos enfatizou que é muito importante a presença de todos neste evento, tanto dos fabricantes, quanto dos usuários para que possamos discutir o melhor para ambos os lados e assim atingirmos uma sociedade com um nível de mobilidade aceitável e de acordo com ele a secretaria está disposta a ajudar no que for possível. Ricardo também falou sobre o projeto Pró-Transporte que visa financiar, com recursos do FGTS, a infra-estrutura voltada aos transportes públicos de passageiros, prioritariamente em áreas de baixa renda, e que contribuam para a promoção do desenvolvimento físico-territorial, econômico e social, bem como a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente urbano nos municípios.
Finalizada a abertura, deu-se início às apresentações que foram divididas em módulos:
No primeiro, foi apresentado pelo diretor da Qualidade, Alfredo Lobo, uma contextualização do Inmetro.
O segundo módulo abordou a visão dos fabricantes, com apresentações do engenheiro de Homologação e Normatização do Grupo Marcopolo e Coordenação Técnica da Fabus, Paulo Mutterle e do engenheiro de Regulamentação de Produto da Anfavea, Marcos Tabuti.
Já o terceiro falou sobre a visão a ABNT onde a gerente de Processo de Normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Marcia Cristina Oliveira e o coordenador da Comissão de Estudo Especial para Fabricação de Veículo Acessível, Eduardo Cazoto Belopede, fizeram suas apresentações sobre o assunto.
No quarto e último módulo, a coordenadora-geral da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Izabel Maior e o diretor do Departamento de Mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Ricardo Paranhos falaram sobre a visão do Governo.
![]() |
|
Izabel Maior falou sobre a visão do Governo Federal |
Na parte da tarde, foi realizado um debate para manifestação dos participantes e finalizando o evento foi elaborada uma agenda de entendimentos.


