Notícias
AgroDay: Inmetro reforça o papel da qualidade científica para o avanço do agronegócio
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) e com contribuição técnica da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), participou do AgroDay 2025, realizado nesta terça-feira (25/11), em Piracicaba (SP), com objetivo de debater os avanços e os desafios do agronegócio brasileiro.
Durante o evento, a chefe substituta da Divisão de Acreditação de Laboratórios da Cgcre, Ana Cristina Follador, ministrou a palestra “Reconhecimento BPL e programa de Aceitação Mútua de Dados (MAD) para registros globais de produtos Agroquímicos”, destacando o papel estratégico desses instrumentos para a segurança e a competitividade internacional dos produtos agroquímicos.
Como autoridade nacional de monitoramento das Boas Práticas de Laboratório (BPL), o Inmetro assegura a qualidade e a integridade dos estudos toxicológicos, ecotoxicológicos e físico-químicos realizados no país. Com a adesão do Brasil ao Programa MAD, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esses estudos passaram a ser reconhecidos internacionalmente, reduzindo custos, evitando a duplicação de ensaios e acelerando os processos de registro no mercado global.
Segundo Ana Cristina, “a robutez do programa BPL, conduzido pelo Inmetro, e a adesão ao sistema MAD, conferem credibilidade científica aos estudos nacionais, promovem confiança regulatória e posicionam o Brasil como um ator relevante na harmonização internacional de dados para o setor agroquímico”.
A participação no AgroDay, ainda de acordo com a servidora, "reforçou o compromisso institucional com a transparência, a segurança e a competitividade no setor agroquímico nacional.
O evento, organizado pela ALS em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), reuniu especialistas e profissionais de diferentes segmentos da cadeia produtiva.