Infraestrutura
Nesta página, são divulgados todos os equipamentos disponibilizados pelo CEATIM, com a descrição detalhada de cada sistema, explanação das técnicas proporcionadas, suas aplicações, exemplos de resultados, indicações dos pesquisadores-tecnologistas e técnicos responsáveis etc.Os recursos estão organizados por meio dos seguintes agrupamentos: equipamentos de microscopia óptica (I), microscopia eletrônica/íons (II), microscopia de força atômica (III), análises Químicas (IV) e Biologia Molecular (V).
- Microscopia Óptica
- Microscopia Eletrônica/Íons
- Microscopia de força atômica
- Análises Químicas
- Biologia Molecular

1 - Microscopia Óptica
Microscópio de Super-resolução
O microscópio Leica SR GSD (super-resolução por depleção do estado fundamental, do inglês Ground State Depletion) consiste em um microscópio invertido de fluorescência de campo amplo combinado com uma câmera EMCCD de alta sensibilidade para detecção de sinais de molécula única. Os fluoróforos podem ser excitados utilizando-se três linhas de laser de alta potência (488 nm (300 mW), 532 nm (500 mW), 642 nm (500 mW)). Saiba mais AQUI. (Este link direciona para a página de detalhamento do sistema, cujo conteúdo será apresentado mais adiante).
Responsáveis pela plataforma
Pesquisadora Emile Barrias, B.Sc., PhD.
CV Lattes
E-mail: esbarrias@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
Técnico Cláudio Lopes, DVM, PhD.
CV Lattes
E-mail: caplopes@colaborador.inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3321
Microscópio confocal de varredura a laser - Leica TCS SP5
O sistema Leica TCS SP5 (True Confocal Scanner with 5 SpectroPhotometer Channels) consiste em um microscópio óptico invertido (Leica DMI6000 CS, com motorização de platina, condensador e revólveres de objetivas e filtros), equipado com um módulo de varredura confocal (convencional e ressonante), cinco detectores fotomultiplicadores, e cinco linhas de laser: Hélio-Neônio 543 nm (excitação em verde), Hélio-Neônio 594 nm (excitação em laranja), Hélio-Neônio 633 nm (excitação em vermelho), Argônio (multi-linhas: 458, 476, 488, 496 e 514 nm) e diodo azul (405 nm). O microscópio encontra-se no interior de uma câmara de incubação com controle de temperatura, umidade e tensão de CO2 (Cube&Box, Life Image Services, Suíça) para estudos com células vivas.
Responsáveis pela plataforma
Pesquisadora Emile Barrias, B.Sc., PhD.
CV Lattes
E-mail: esbarrias@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
Técnico Cláudio Lopes, DVM, PhD.
CV Lattes
E-mail: caplopes@colaborador.inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3321
2 - Microscopia Eletrônica/Íons
Equipamentos de Microscopia Eletrônica
Responsáveis: Dr. Bráulio Soares Archanjo
http://lattes.cnpq.br/2225982053903358
e-mail: bsarchanjo@inmetro.gov.br
Dr. Thiago de Lourenço e Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/0630866200168453
e-mail: tlvasconcelos@inmetro.gov.br
Microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução FEI Titan 80-300.
Opera em modo paralelo (HRTEM) e varredura (HRSTEM), equipado com monocromador, corretor de aberração esférica no modo STEM, detectores de campo escuro e campo escuro de alto ângulo (HAADF), e detectores de análise química por espectroscopia de raios X por dispersão em energia EDS e espectroscopia de perda de energia de elétrons (EELS).

Microscópio de feixe duplo FEI SEM/FIB DualBeam Helios NanoLab 650
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) por efeito de campo (FEG) e feixe de íons focalizados (FIB) com detectores de elétrons secundários (ETD), elétrons retroespalhados (CBS), transmitidos (TSEM) e análise química por espectroscopia de raios X por dispersão em energia (EDS). Realiza imagens de 50 a 30kV e possui modo In-lens (immersion lens) para alta resolução (HRSEM).

Microscópio de feixe triplo de hélio, neônio e gálio Zeiss Orion NanoFab
Microscopia por feixe de hélio (HIM) e feixe de íons focalizados (FIB). Este equipamento utiliza feixes de íons de hélio, neônio ou gálio, possibilitando a fabricação direta ou por litografia de dispositivos eletrônicos com resolução da ordem de um nanômetro. Por utilizar feixe de íons e não elétrons, a máquina também é ideal para obtenção de imagens de alta qualidade de materiais biológicos ou qualquer outro material isolante, praticamente sem Causar dano ao corpo analisado e sem necessidade, portanto, de recobri-lo com ouro. 
Microscópio de feixe duplo FEI SEM/FIB DualBeam Nova NanoLab 600
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) por efeito de campo (FEG) e feixe de íons focalizados (FIB) com detectores de elétrons secundários (ETD), elétrons retroespalhados (TLD), transmitidos (TSEM), análise química por espectroscopia de raios X por dispersão em energia (EDS) e difração de elétrons retroespalhados (EBSD). Realiza imagens de 500 a 30kV e possui modo In-lens (immersion lens) para alta resolução (HRSEM).
Microscópio eletrônico de varredura FEI SEM Magellan 400
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) por efeito de campo (FEG) com detectores de elétrons secundários (ETD), elétrons retroespalhados (TLD), transmitidos (TSEM), análise química por espectroscopia de raios X por dispersão em energia (EDS). Realiza imagens de 500 a 30kV e possui modo In-lens (immersion lens) para alta resolução (HRSEM).
Microscópio eletrônicos de transmissão por efeito termiônico FEI TEM Tecnai G2 Spirit
Microscópio eletrônico de transmissão (MET) trabalha em 80 ou 120kV. Ideal para analises exploratórias e amostras poliméricas ou biológicas.
Microscópio eletrônicos de varredura por efeito termiônico FEI Quanta 200
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) em alto e baixo vácuo ou modo ambiental com detector de elétrons secundários, elétrons retroespalhados, com análise química por espectroscopia dispersiva de energia (EDS) e difração de elétrons retroespalhados (EBSD).
Microscópio Óptico de Campo Próximo (TERS)
Sistema de Nanoespectrosocpia Raman do tipo shear force AFM-based TERS com configuração de incidência de iluminação por baixo. O sistema é composto de um microscópio óptico invertido Nikon Eclipse Ti-U com objetiva a óleo de 1.4 de A.N., capaz de gerar resolução de 300 nm, estagio de translação XY de 50 m (Mad City Labs), espectrômetro Andor Shamrock com CCD iDUS, controlador de SPM R9 (RHK Tecnology), foto-detector APD SPAD-FAST (PicoQuant), duas linhas de laser (632.8 nm e 532 nm) e cabeça de shear force AFM caseira. O sistema funciona com o uso das sondas PTTPs montadas em tuning fork, as quais foram desenvolvidas no Inmetro, são fabricadas com alta reprodutibilidade e geram alta eficiência óptica e resolução espacial rotineira de 20 nm.
Microscópio Eletrônico de Varredura FEI Quanta FEG 450
O microscópio eletrônico FEI Quanta FEG 450 consiste em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) de alta resolução com um sistema de emissão de elétrons do tipo FEG (canhão de emissão em campo - do inglês, Field Emission Gun). O equipamento instalado na Dimav (Prédio 47) é amplamente equipado, tendo nele instalados diversos tipos de detectores, como o detector de espectroscopia de energia em dispersão de raios-x característicos (EDS), e permite análises em alto e baixo vácuo (HV e LV, respectivamente), assim como em modo ambiental (ESEM).

Responsáveis pela plataforma
Pesquisadora-tecnologista Renata Carvalho Silva, DVM, PhD. (CV Lattes)
E-mail: rcarvalho@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
Técnico Jean de Oliveira Santos, B.Sc., M.Sc. (CV Lattes)
E-mail: josantos@colaborador.inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3321
Microscópio eletrônico de Transmissão Tecnai G2 Spirit BioTWIN
O Tecnai G2 Spirit BioTWIN é um microscópio eletrônico de transmissão (MET) de alta resolução (lateral de 0,34 nm) e alto contraste (proporcionado pela objetiva BioTWIN) para operação entre 20 - 120 kV para imagens em 2D. Embora otimizado para produzir imagens 3D, o MET instalado no Inmetro não possui o sistema automático para geração de imagens 3D. Em bioanálises, o Tecnai G2 Spirit BioTWIN combina excelente desempenho com facilidade de uso em estudos da ultraestrutura de tecidos animais e vegetais, vírus, bactérias, fungos, células de mamíferos, assim como a determinação da estrutura de complexos moleculares e macromoléculas. O microscópio é equipamento com softwares que permitem o controle digital do canhão de elétrons, elementos ópticos, sistema de vácuo, assim como a recuperação automática do alinhamento do canhão de elétrons e lentes. A aquisição de imagens em campo claro ou campo escuro é feita através de uma câmera digital MegaView III (1k x 1k).
Responsáveis pela plataforma
Pesquisador Celso Sant’Anna, B.Sc., PhD. (CV Lattes)
E-mail: cbfilho@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
Técnico Jean de Oliveira Santos, B.Sc., M.Sc. (CV Lattes)
E-mail: josantos@colaborador.inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3321
3 - Microscopia de Varredura por Sonda
Microscópio de Força Atômica (JPK)
Responsável: Dra. Clara Muniz da Silva de Almeida
http://lattes.cnpq.br/0520103159141866
e-mail: cmalmeida@inmetro.gov.br
A técnica de microscopia de força atômica (AFM) mede interações entre átomos de uma ponta muito fina e os átomos da superfície de interesse. Através dessa interação é possível medirmos forças em nanoescala, além de obtermos imagens da superfície em tal escala. O AFM é uma técnica muito versátil que pode ser aplicada a diversos materiais, como por exemplo, cristais, polímeros e materiais biológicos. Alguns exemplos de aplicações da técnica são: análise dimensional de materiais bidimensionais e nanopartículas, medidas de rugosidade de filmes finos, observação morfológica de bactérias e medida de propriedades nanotribologicas de polímeros.
Microscópio híbrido AFM e Raman confocal Witec Alpha300 AR
Responsável: Dra. Clara Muniz da Silva de Almeida
http://lattes.cnpq.br/0520103159141866
e-mail: cmalmeida@inmetro.gov.br
O equipamento permite a análise e correlação de duas técnicas: a microscopia de força atômica (AFM) com o mapeamento Raman confocal, ambas na mesma região da superfície. O AFM é capaz de obter imagens da topografia de superfícies em escala manométrica além de medir propriedades de diferentes naturezas na mesma escala. Já a espectroscopia Raman permite a obtenção de informações químicas e estruturais de superfícies pela interação da luz com os átomos da amostra. A técnica confocal permite obter um espectro Raman pontual (com resolução de aproximadamente 500 nm), bem como varrer uma área da superfície do material, resultando num mapeamento das características químicas e estruturais da superfície. Dentre os exemplos de aplicação da técnica de AFM acoplado ao Raman confocal pode-se citar a identificação do número de camadas de materiais bidimensionais e correlacioná-las com seus respectivos espectros Raman, fazer a identificação de diferentes fases num cristal e sua correspondência com a morfologia, etc.
Microscópio de Força Atômica
O microscópio Bruker BioScope Catalyst consiste em um microscópio invertido de fluorescência de campo amplo combinado com um AFM (do inglês atomic force microscopy, microscópio de força atômica) desenvolvido especialmente para amostras biológicas que opera de forma otimizada nos modos “Tapping” (contato intermitente) e “PeakForce” (mapa quantitativo de propriedades nanomecânicas). O equipamento em questão possui um scanner amplo (150um) que se adequa as necessidades impostas por amostras biológicas diversas.
Além dos modos já citados acima o equipamento inclui outras capacidades como a de realizar imagens em modo contato, mapas quantitativos força-volume e curvas de força únicas. Sua funcionalidade é complementada por um microscópio óptico capaz de realizar epifluorescência, contraste de fase e contraste interferencial. A integração entre a microscopia óptica e de força atômica propicia análises correlativas e auxilia no posicionamento preciso da ponteira na região de interesse para varredura.
Responsáveis pela plataforma
Pesquisador Celso Sant’Anna, B.Sc., PhD. (CV Lattes)
E-mail: cbfilho@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
Pesquisadora Renata Carvalho Silva, DVM, PhD. (CV Lattes)
E-mail: rcarvalho@inmetro.gov.br
Tel.: +55 21 2145 3439
4 - Análises Químicas
Equipamentos da área de raios X
Responsável: Dr. Oleksii Kuznetsov
http://lattes.cnpq.br/2225982053903358
e-mail: okuznetsov@inmetro.gov.br
Difratometro de Raios X D8Focus Bruker AXS

Descrição: Difratômetro de raios X operando em diversas geometrias de difração (Theta-2Theta; angulo rasante; modo iso-inclination, Ω, para medição de tensões residuais), equipado com diversos acessórios especiais: tubos de raios X de Cu, Cr, Co e Mo; detector cintilador NaI(Tl); monocromador de grafite secundário; câmara de baixa e alta temperaturas Anton-Paar TTK450; sistema de controle de umidade e ambiente de gases.
Aplicações: Identificação de fazes polimórficas em amostras sólidas; análise estrutural via difração de raios X de pó; medição de tensões residuais; execução de experimentos de DRX em condições controladas de temperatura (entre -190°C até 450°C), de umidade e de atmosfera.
Difratômetro de Raios X D8Discover Bruker AXS

Descrição: Difratômetro de raios X operando com diversas geometrias de difração (Theta-2Theta, angulo rasante, modos iso-inclination, Ω, e side-inclination, Y, para medição de tensões residuais), equipado com diversos acessórios especiais: tubos de raios X de Cu, Cr, Co e Mo; detector cintilador NaI(Tl); goniômetro euleriano; estágio de translação X,Y,Z para as amostras; espelho de Gobel primário; diversos colimadores do feixe de raios X.
Aplicações: Identificação de fazes polimórficas em amostras sólidas; análise estrutural e microestrutural via difração de raios X de pó; medição de tensões residuais; medição de textura cristalográfica; análise de reflectometria de filmes finos.
Espectrômetro de Fluorescência de Raios X S4Pioneer Bruker AXS

Descrição: Espectrômetro de fluorescência de raios X em dispersão de onda, com alta resolução e alta sensibilidade, com 4 cristais analisadores permitindo uma detecção direta de elementos leves O, C, F, Na e Mg.
Aplicações: Análise química qualitativa e quantitativa de materiais sólidos e líquidos; análise de elementos na condição de traços na ordem de ppm.
Equipamentos área espectroscopia óptica
Responsável: Dr. Erlon Henrique Martins Ferreira
http://lattes.cnpq.br/1092649238010894
e-mail: ehferreira@inmetro.gov.br
Espectrômetro Raman Renishaw modelo Invia Reflex
Descrição: Espectrômetro Raman modo single com óptica para a região do visível e ultravioleta, e filtros edge para as seguintes linhas de laser: 325 nm, 442 nm, 488 nm, 514.5 nm, 568 nm e 647 nm, redes de difração de 1200 gr/mm, 1800 gr/mm e 2400 gr/mm, e CCD de 512 px. Microscópio Leica com objetivas ópticas de 5x, 20x e 50x (região visível) e 15x e 40x (região ultravioleta), estágio automático com motor de passo de 0,1 um, e translação de 10 cm.
Aplicações: Identificação de espécies químicas em materiais sólidos ou líquidos, e caracterização estrutural e de fases cristalina em materiais sólidos.
Espectrômetro Raman Horiba T64000
Descrição: Espectrômetro Raman com modos single, triplo aditivo e triplo subtrativo, com óptica para a região do visível e infravermelho próximo, e filtros notch para as seguintes linhas de laser: 457 nm, 488 nm, 514.5 nm, 633 nm e 785 nm, redes de difração de 600 gr/mm e 1800 gr/mm, e CCD de 1024 px para região do visível e detetor InGaAs de 1024 canais para a região do infravermelho. Microscópio Olympus com objetivas ópticas de 10x, 20x, 50x e 100x (região visível) e 50x e 100x (região infravermelho), estágio automático com motor de passo de 0,1 um e translação de 10 cm.
Aplicações: Identificação de espécies químicas em materiais sólidos ou líquidos, e caracterização estrutural e de fases cristalina em materiais sólidos.
Espectrofotômetro UV/VIS Perkin Elmer Lambda 950
Descrição: Espectrofotômetro de duplo feixe na região do ultravioleta ao infravermelho próximo (200 nm a 2500 nm), com modos de absorção e de reflectância com acessório de esfera integradora.
Aplicações: Absorção, transmitância e reflectância óptica de filmes, e quantificação de misturas líquidas via bandas de absorção de espécies conhecidas.
Espectrofotômetro FT-IR Perkin Elmer Spectrum Gx
Descrição: Espectrofotômetro de alta resolução (0,2 cm-1) para regiões do infravermelho distante (50 cm-1 a 400 cm-1), médio (400 cm-1 a 4000 cm-1) e próximo (4000 cm-1 a 15600 cm-1), com módulos de transmitância, reflectância difusa (DRIFT), reflectância total atenuada (ATR) e sonda remota para a região do infravermelho distante.
Aplicações: Identificação de espécies químicas e grupos funcionais em materiais sólidos ou líquidos, e quantificação de misturas líquidas via bandas de absorção de espécies conhecidas.
Equipamentos de Análise de Superfícies e Filmes Finos
Estação de análises de superfícies Escaplus P (Scienta Omicron)
Responsável: Dr. Joyce Rodrigues de Araujo
http://lattes.cnpq.br/8715885877497181
e-mail: jraraujo@inmetro.gov.br
Estação de análises de superfícies em ultra-alto vácuo onde estão instaladas técnicas de análise química de superfícies, tais como a espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS) e espectroscopia Auger (AES). A estação possui duas fontes de raios-X, sendo uma duplo-anódica (Al/Mg) e uma fonte equipada com monocromador, canhão de elétrons, evaporadoras e pré-camara com possibilidades de crescimento de filmes finos em atmosfera de ultra-alto vácuo. A estação possui ampla capacidade de detecção da composição química elementar de superfícies por contar com sistema de detecção multicanais e analisador eletrostático semiesférico. A técnica vem sido amplamente utilizada no estudo de catalisadores, materiais de carbono, compostos inorgânicos, ligas metálicas, semicondutores, polímeros, implantes médicos, biomateriais, e muitos outros.
Sistema de ultra-alto vácuo VT STM (UHV-VT STM)
Responsável: Me. Marcus Vinicius David Rangel e Silva
http://lattes.cnpq.br/2914831532509970
e-mail: mvdavid@inmetro.gov.br
A partir de um fenômeno quântico, o efeito túnel, o microscópio de tunelamento por varredura (STM) é capaz de obter imagens com resolução atômica de superfícies. O VT STM XA (Scienta Omicron) é um microscópio de temperatura variável e pode operar entre 100 K e 650 K. Além de possuir o microscópio de tunelamento por varredura (STM), o sistema UHV-VT STM possui uma série de facilidades para o crescimento de filmes finos sob condições de ultra-alto vácuo, tais como: evaporadoras por feixe de elétrons, canhão de íons, aquecedores e um canhão de elétrons para experimentos de difração de elétrons de baixa energia (LEED) e espectroscopia de elétrons Auger (AES).
Equipamentos da área de tribologia
Responsável: Dra. Marcia Maru
http://lattes.cnpq.br/4587111539046369
e-mail: mmmaru@inmetro.gov.br
Medidor de forma e rugosidade (PGI830 Taylor Hobson): utilizado para medição de texturas de superfícies por apalpação mecânica, com capacidade de medição de superfícies planas e curvas. Possui alcance vertical de 8 mm para medição de rugosidade com resolução vertical de 0,8 nanômetro e lateral de 0,125 micrometro, e alcance vertical de 16 mm para medição de forma. Possibilita também a construção tridimensional da superfície medida.
Tribômetro multi-amostras (UMT3 CETR, UNMT CETR e Tribolab Bruker): utilizado para execução de ensaios de desgaste com medição do atrito de pares de materiais, em meio seco ou lubrificado, nas escalas micro e macroscópica. Permite controle na aplicação de carga, velocidade, temperatura e movimento entre as superfícies. O conjunto de equipamentos possibilita a realização de ensaios tribológicos em uma ampla faixa de cargas aplicadas, de milinewtons a kilonewtons, e a utilização de diversas geometrias de contato (pino-sobre-plano, four ball, bloco-sobre-anel, etc.).
Equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear
Responsáveis:
Bruno Carius Garrido
http://lattes.cnpq.br/6241191567638205
e-mail: bcgarrido@inmetro.gov.br
Eliane Cristina Pires do Rego
http://lattes.cnpq.br/8788830921764449
e-mail: ecrego@inmetro.gov.br
Wagner Wollinger
http://lattes.cnpq.br/7524606390738420
e-mail: wwollinger@inmetro.gov.br
Jane Luíza Nogueira Fernandes
http://lattes.cnpq.br/6141714155923838
e-mail: jlfernandes@inmetro.gov.br
Ressonância Magnética Nuclear (RMN) Bruker 500 MHz Avance III.
Opera com magneto Ascend 500 de campo magnético 11,7 T, possui amostrador automático e as seguintes sondas para análise de líquidos: BBI (inversa para 1H e banda larga), BBFO (direta para 1H e banda larga, inclusive 19F), TBI (sonda tripla e inversa para 1H, 13C e banda larga) e crio-sonda (1H, 13C e 15N). Usada para ensaios qualitativos, como elucidação estrutural e estudos de interações moleculares, e quantitativos, como determinação de pureza de compostos orgânicos.

Ressonância Magnética Nuclear por Domínio do Tempo (RMN-DT), Specfit
O Specfit é um aparelho de Ressonância Magnética Nuclear de Domínio no Tempo (RMN-DT), considerado de pequeno porte e com imã permanente de baixo campo magnético (Frequência: 13.183 Hz) com sonda de hidrogênio (1H). Controle de temperatura do imã com estabilidade de 0,01 ° C. O software CompSeq permite operação e programação de sequenciamento de pulsos de ressonância magnética. A técnica de RMN-DT tem sido empregada nas áreas agrícola, alimentícia, farmacêutica, petróleo e polímeros. As aplicações são diversas, tais como: determinação de teor óleo, gordura e umidade em grãos e matrizes alimentícias, maciez de carnes, determinação de açúcares em frutas, determinação de flúor em pasta de dente, análise do solo, perfil poroso de rochas e autenticidade de produtos como biocombustíveis, vinhos e azeite.

Equipamentos de Espectrometria de Massas de Alta Resolução
Responsáveis:
Bruno Carius Garrido
http://lattes.cnpq.br/6241191567638205
e-mail: bcgarrido@inmetro.gov.br
Eliane Cristina Pires do Rego
http://lattes.cnpq.br/8788830921764449
e-mail: ecrego@inmetro.gov.br
Maíra Fasciotti Pinto Lima
http://lattes.cnpq.br/0147110632588842
e-mail: mfasciotti@inmetro.gov.br
Espectrômetro de massas Synapt HDMS
Espectrômetro de massas acoplado à mobilidade iônica (Traveling Wave Ion Mobility Mass Spectrometry – TWIM-MS), resolução de 10.000 (FWHM a m/z 882.7999). Tem sido utilizado em pesquisas para a resolução de isômeros de cadeia, na separação de classes de compostos polares em petróleo e seus derivados, no estudo de íons em fase gasosa, na caracterização de metabólitos secundários em produtos naturais, como extrativos de madeira e para a separação de classes de lipídios em biomassa de microalgas.

Equipamentos de Espectrometria de Massas de Razão isotópica
Responsáveis:
Bruno Carius Garrido
http://lattes.cnpq.br/6241191567638205
e-mail: bcgarrido@inmetro.gov.br
Eliane Cristina Pires do Rego
http://lattes.cnpq.br/8788830921764449
e-mail: ecrego@inmetro.gov.br
Maíra Fasciotti Pinto Lima
http://lattes.cnpq.br/0147110632588842
e-mail: mfasciotti@inmetro.gov.br
Espectrômetro de massas por razão isotópica (EMRI)
Delta V Advantage com interface de forno de combustão (para δ13C e δ15N) e forno de conversão térmica (para δ18O e H/D) Isolink II, acoplado ao cromatógrafo a gás Trace GC Ultra com amostrador automático AS 3000, Thermo Fisher Scientific, bem como ao analisador elementar FLASH 2000 HT PLUS. Utilizado em análises diversas de composição isotópica, como determinação de isótopos estáveis de carbono de uma amostra usando análise elementar ou determinação específica de isótopos estáveis de carbono de um composto presente em uma amostra usando cromatografia gasosa.
Espectrômetro de massas Synapt HDMS
Espectrômetro de massas com mobilidade iônica com resolução entre 10000 e 17500, acoplado à nanocromatografia líquida. É utilizado em pesquisas de proteômica visando a identificação e quantificação relativa de proteínas e peptídeos. A análise de dados realizada com os softwares PLGS e Progenesis permite o comparativo de diferentes condições experimentais utilizando um alto número de replicatas. O equipamento também é utilizado para determinação de impurezas em amostras de peptídeos e preparações de anticorpos monoclonais.
Responsáveis:
Paulo José Miranda da Silva Iwakami Beltrão
http://lattes.cnpq.br/2454808816169468
e-mail: pjbeltrao@inmetro.gov.br
Sandra Mara Naressi Scapin
http://lattes.cnpq.br/2645692355333837
e-mail: smscapin@inmetro.gov.br
Youssef Bacila Sade
http://lattes.cnpq.br/3836314257022592
e-mail: ybsade@inmetro.gov.br

5 - Biologia Molecular
• Digital Droplet PCR System QX200
6 - Crioprocessamento de amostras
Sistema de criosubstituição e infiltração a baixa temperatura para microscopia óptica e eletrônica - Leica EM AFS2
O Leica EM AFS2 executa técnicas de criosubstituição e redução progressiva de temperatura (PLT), e permite infiltração e polimerização de resinas a baixa temperatura. O Leica EM FSP (processador de criosubstituição), um sistema automático de manuseio de reagentes, combinado com o Leica EM AFS2, dispensa reagentes para criosubstituição e aplicações PLT. A iluminação com LED dentro da câmara e o estereomicroscópio conectado para visualização e posicionamento de amostras, garantem facilidade de uso.

Sistema de congelamento sob alta pressão - Leica EM HPM100
O Leica EM HPM100 é um sistema de congelamento por alta pressão para vitrificação de amostras com até 200 µm de espessura. O exclusivo sistema de suporte com diâmetro de 6 mm do Leica EM HPM100 permite congelar áreas maiores da amostra, como nenhum outro instrumento de congelamento por alta pressão.
