Alta Tensão
O laboratório de Alta Tensão tem a missão de proporcionar a rastreabilidade para medições em alta tensão alternada (AC) e contínua (CC), alta corrente alternada (CA), capacitâncias em alta tensão, campo elétrico e campo magnético em baixa frequência. O laboratório mantém padrões de relação de tensão (CA/CC), padrões de relação de corrente (CA), capacitância em alta tensão e pontes de medição e comparações em corrente e capacitância. Oferece também serviços de calibração de instrumentos de alta tensão e alta corrente, tais como fontes, divisores, transformadores de potencial e de corrente, quilovoltímetros, capacitores de alta tensão e fator de dissipação, campo elétrico e campo magnético.
Linhas de pesquisa
- Rastreabilidade em alta tensão contínua (CC);
- Automação de Sistemas de Medição de Alta Corrente e Alta Tensão;
- Rastreabilidade em Alta Tensão Alternada (CA);
- Rastreabilidade em Alta corrente (AC);
- Rastreabilidade de Transdutores em Ampla Faixa de Frequência;
- Realização da Grandeza Densidade de Fluxo Magnético;
- Caracterização das propriedades magnéticas de materiais;
- Campo Magnético – Referência Metrológica em Baixa Frequência (50/60 Hz);
- Campo Elétrico – Referência Metrológica em Baixa Frequência (50/60 Hz).
Ensaios de Proficiência
O laboratório de Alta Tensão atua como laboratório de referência para comparações interlaboratoriais dentro de seu escopo de serviços no País.
Infraestrutura
Alta Tensão em Corrente Alternada
A rastreabilidade da unidade de tensão alternada até 200 kV é garantida através da calibração de divisor de alta tensão, transformadores de potencial, divisor eletrônico e dos capacitores a ar, nas frequências de 50 Hz e 60 Hz, no PhysikalischTechnische Bundesanstalt (PTB) - Alemanha.

Sistema de Referência em Alta Tensão AC
O Sistema de Referência em Capacitância e Fator de dissipação é composto por capacitor a gás SF6, padrão de fator de dissipação e pontes automatizadas de capacitância, fabricantes Tettex e MIL (Measurements International); tem seus componentes calibrados individualmente pelo Inmetro e PTB e é utilizado para calibrar por comparação em alta tensão, capacitores na faixa de 10 pF to 10 nF e fator de dissipação (tan) na faixa de 0,00005 a 0,001.

Pontes Automatizadas de Capacitância e Fator de Dissipação
Alta Tensão em Corrente Contínua
O laboratório mantém a rastreabilidade na unidade de tensão CC através de seu Sistema de Referência em Alta Tensão CC composto por um divisor resistivo, fabricante NMI - Austrália, e multímetros com 8 ½ dígitos, fabricante Agilent. Este Sistema de Referência tem seus componentes rastreados ao NMI-Austrália e ao Laboratório de Metrologia Elétrica do Inmetro. Esse sistema, é utilizado para calibrar, por comparação, divisores resistivos, quilovoltímetros, hipots, pontas de prova e outros sistemas de medição.

Sistema de Referência em Alta Tensão DC
Alta Corrente em Corrente Alternada
O laboratório mantém rastreabilidade da unidade de corrente CA através de seu sistema de referência em alta corrente composto por transformadores de corrente padrão e ponte comparadora de medição de erros de relação e defasamento angular todos do fabricante Tettex. Este Sistema de Referência em Alta Corrente tem seus componentes calibrados individualmente pelo PTB e é utilizado para calibrar por comparação, transformadores de corrente, amperímetros alicate e para caracterizar bobinas de corrente.

Sistema de Referência em Alta Corrente AC
Campo Magnético
A referência para a grandeza Densidade de Fluxo Magnético é dada por um sistema composto de bobinas de Helmholtz triaxiais, fontes amplificadoras de corrente excitadas por gerador senoidal, além de sistema de medição de corrente formado por resistores-padrão, multímetros digitais e software de amostragem. A rastreabilidade metrológica é assegurada através da calibração de um sensor de densidade de fluxo magnético no Istituto Nazionale di Ricerca Metrologica – Inrim – Italia, das calibrações de multímetros digitais no Laboratório de Metrologia Elétrica do Inmetro e de resistores padrão no Laboratório de Padronização Elétrica do Inmetro. Esse sistema de referência é utilizado para calibrar, por comparação, medidores de campo magnético em baixa frequência.

Bobina de Helmholtz triaxial
Campo Elétrico
O Sistema de Referência de Campo Elétrico é composto por um conjunto de geração de campo uniforme formado por capacitor de placas de alumínio paralelas e quadradas de dimensões 1500 x 1500 x 12 mm, multímetros digitais de 8 ½ dígitos, divisores resistivos de alta exatidão com software de amostragem digital e medidor de comprimento. A rastreabilidade da grandeza de campo elétrico é assegurada pela calibração dos padrões mencionados em laboratórios do próprio Inmetro. Esse sistema de referência é utilizado para calibrar, por comparação, medidores de campo elétrico em baixa frequência.

Sistema de Referência de Campo Elétrico
Comparações Internacionais
Comparação interlaboratorial em transformadores de corrente no âmbito do SIM - SIM Supplementary Comparison of 50/60 Hz Current transformers – Proposed comparison identifier: SIM.EM-S8, em andamento.
Contato
Chefe do Laboratório: Patrícia Cals de Oliveira Vitorio
Metrologia Elétrica e Magnetismo – Prédio 02 - Alta Tensão
Endereço: Av. Nossa Senhora das Graças, 50 -Xerém
Duque de Caxias - RJ - CEP: 25250-020
Tel: (021) 2679-9095/ 2679-3395
Email: lamat@inmetro.gov.br