Introdução
Dinâmica de fluidos é o ramo da ciência aplicada que estuda o movimento dos líquidos e gases.
A Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam), da diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), do Inmetro, tem como atribuição prover confiança às medições associadas ao escoamento de líquidos e gases.
- Laboratórios
- Serviços
- Documentos Orientativos da Qualidade
- História
- Competências
- Linhas de Pesquisa
- Contato
Laboratórios
Os laboratórios da Dinam têm como principal objetivo prover rastreabilidade metrológica dos resultados das medições relacionadas as grandezas densidade, viscosidade, tensão superficial, volume, velocidade e vazão para a indústria nacional, Institutos de pesquisa, órgãos reguladores e laboratórios acreditados, aumentando a confiabilidade metrológica e permitindo que as medições realizadas sejam rastreáveis a padrões reconhecidos internacionalmente, fundamental para o desenvolvimento de setores estratégicos para o Brasil, como os de petróleo, gás natural, recursos hídricos e eólicos.
- Laboratório de metrologia de fluidos (Laflu)
- Laboratório de vazão de gás (Lagas)
- Laboratório de vazão de Líquidos (Laliq)
Serviços
São oferecidos serviços de calibração de instrumentos de medição e de padrões demandados por laboratórios acreditados pela Cgcre, bem como por outros laboratórios de universidades, centros de pesquisa e indústria. Também são disponibilizados serviços de ensaio e de suporte técnico, incluindo transferência de conhecimento ou de tecnologia relacionadas à metrologia em Dinâmica de Fluidos conforme a demanda de outras áreas do Inmetro, da sociedade e da indústria. Mais informações nos links:
Documentos Orientativos da Qualidade
- DOQ-Dimci-015 — Orientações sobre a aplicação da transferibilidade da calibração de medidores de vazão do tipo Coriolis para líquidos.
- DOQ-Dimci-016 — Orientações sobre calibrações de medidores de vazão do tipo ultrassônico de tempo de trânsito para líquidos.
- DOQ-Dimci-018 — Orientações sobre a aplicação da transferibilidade da calibração de medidores de vazão Coriolis para gases.
História
A Divisão de Dinâmica de Fluidos foi instituída oficialmente no Inmetro em 2008, com a finalidade de atender especialmente os anseios das indústrias de petróleo e gás, que até então tinham necessidade de realizar os seus serviços de calibração e ensaios no exterior, o que onerava e demandava mais tempo, impactando na produção.
Além de contribuir para reduzir a dependência de calibrações externas dos padrões de medição de óleo e gás, a criação da Dinam permitiu a realização de pesquisas na área e o desenvolvimento de padrões primários, que possibilitam garantir a rastreabilidade para essas medições no Brasil, promovendo mais agilidade e reduzindo custos para a indústria nacional.
A área de atuação da Dinam é muito ampla, cobrindo desde vazões em escalas industriais de grande porte, passando por escoamentos hídricos e atmosféricos, até microvazões aplicáveis, por exemplo, em sistemas farmacêuticos. De um modo geral, os segmentos industriais onde a Dinam atua são caracterizados como estratégicos para o país. Os exemplos a seguir mostram claramente isto.
- A prospecção e as medições fiscais e de transferência de custódia de petróleo, seus derivados e gás natural são exemplos de áreas nas quais a Dinam tem forte impacto. Lembrando que a confiabilidade e a aceitação dessas medições interessam aos municípios, aos estados e à União, por receberem royalties e tributos pela quantidade de petróleo e gás natural produzida e transportada. Da mesma forma, as empresas de petróleo e gás necessitam saber com exatidão a produção e o valor de royalties a pagar, enquanto as transportadoras precisam saber a quantidade que receberam e entregaram. Já as distribuidoras têm igual interesse em saber com exatidão o volume recebido e entregue aos consumidores finais.
- A captação, distribuição e quantificação de água para abastecimento doméstico ou industrial, as medições de produção da indústria de bebidas também são segmentos onde as medições e calibrações de equipamentos realizadas pelos laboratórios da Dinam são de grande importância.
- Do mesmo modo, na indústria de fármacos, a dinâmica em fluidos é essencial para medir o volume, com ganho de exatidão, de ampolas ou de uma dose exata de algum líquido que compõe determinada vacina.
- Outra área relevante de estudo em relação à metrologia em dinâmica de fluidos diz respeito ao estudo comportamental de densidade, viscosidade e tensão superficial de combustíveis em diferentes temperaturas.
Estes poucos exemplos mostram como a inexistência de rastreabilidade metrológica nas medições onde a Dinam atua pode impactar nas empresas, na economia do País e na sociedade.
A área de Dinâmica de Fluidos conta atualmente com três laboratórios, o Laboratório de Vazão de Gás (Lagas), O Laboratório de Vazão de Líquidos (Laliq) e o Laboratório de Metrologia Fluidos (Laflu), subdivididos em módulos, que realizam calibrações e outros serviços demandados por seus clientes e parceiros. Os Laboratórios têm por objetivo prover a rastreabilidade na medição das seguintes grandezas: vazão mássica e vazão volumétrica de gases, volume de gases, velocidade de fluidos, vazão mássica e vazão volumétrica de líquidos, volume de líquidos, volume, viscosidade, massa específica e tensão superficial.
Competências
À Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos compete:
- Realizar as unidades das grandezas vazão de fluidos, massa e volume fluidos, velocidade de fluidos, viscosidade de fluidos, tensão superficial de fluidos e massa específica de fluidos e sólidos, bem como manter e conservar os padrões metrológicos relacionados;
- Planejar, desenvolver e produzir materiais de referência certificados relacionados à área de fluidos; e
- Atuar junto ao Comitê Consultivo para massa e quantidades relacionadas (CCM) do BIPM e do Grupo de Vazão e Volume do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM).
Linhas de Pesquisa
Os membros da equipe atuam na pesquisa e desenvolvimento de padrões, sistemas e métodos de medição, fundamentos teóricos, simulações numéricas computacionais, tecnologias de medição de vazão e experimentos laboratoriais em cooperação com outros Institutos Nacionais de Metrologia, Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Academia e Institutos de Pesquisas, desde que as atividades estejam em conformidade com as políticas, missão e objetivos do Inmetro. Os respectivos resultados são divulgados por meio de publicações de artigos em congressos, simpósios e periódicos.
Uma das linhas centrais de pesquisa dos Laboratórios é a avaliação dos fatores que exercem influência na medição de vazão, tais como o estudo do escoamento em regiões próximas a paredes e superfícies rugosas, turbulência, transferência de calor, desenvolvimento tecnológico de ponta em medidores e instrumentação associada.
Os projetos de pesquisa também envolvem: Fortalecimento da infraestrutura da qualidade para energias renováveis e eficiência energética. Produção de kit de Biomateriais de Referência Certificados (MRC) de massa específica. Desenvolvimento de metodologia para medição de massa específica de combustíveis automotivos a diferentes temperaturas e pressão. Desenvolvimento e implantação do sistema primário de padronização de microvazão de líquidos.
Contato
Metrologia em Dinâmica de Fluidos – Prédio 06
Av. Nossa Sra. das Graças, 50 – Xerém – Duque de Caxias
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP: 25250-020
Telefone: (21) 2679-9149 e (21) 2679-9716
E-mail: dinam@inmetro.gov.br