Associação Estratégica
A Associação Estratégica entre os Institutos de Tecnologia Industrial do Mercosul foi criada com o objetivo de constituir um marco institucional que permita coordenar esforços e desenvolver políticas complementares de inovação tecnológica e qualidade industrial. A Associação é conduzida por um Comitê Executivo encarregado de planejamento, direção e gestão geral, integrado pelos presidentes dos Institutos Parte.
Composição
- Brasil: Inmetro, IPT e INT
- Argentina: INTI
- Uruguai: LATU
- Paraguai: INTN
Projeto Jica
O Projeto de Desenvolvimento de Tecnologia de Embalagens para Distribuição de Mercadorias no Mercosul, aprovado em 2002 pelo Governo do Japão, está inserido no âmbito da Associação Estratégica e foi tido como prioritário pela estrutura do Mercosul, que o aprovou tanto na sua Comissão de Cooperação Técnica (CCT), como pelo Grupo Mercado Comum (GMC).
O apoio da JICA (Japan International Co-operation Agency) ao citado projeto, visa à solução de problemas na concepção de embalagens, através da utilização de novos materiais — inclusive amortecedores — para a redução de custos destes insumos e a consequente minimização de perdas de produtos industriais embalados e transportados nas mais variadas rotas dentro do Mercosul, tudo isto baseado em estudos, medições e análises, dentre outras, como as de vibrações e impactos, umidade e temperatura, que ocorrem, não só na fase de distribuição de produtos acondicionados, mas também no manuseio e na armazenagem dos mesmos no âmbito do Mercosul.
Em 2004, deu-se o início formal do Projeto que prevê a transferência de tecnologia japonesa para os países do Mercosul. A coordenação geral, pelo lado brasileiro, compete ao Inmetro, em conjunto com o INT, cabendo ao ITAL/CETEA a execução técnica.