Linguagem Simples e Inovação
O Inmetro está atento a esse movimento!
Em outubro de 2021, o laboratório de inovação InovInmetro abraçou a causa da linguagem simples. Com apoio do projeto de cooperação com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), ofereceu capacitação sobre o tema a 20 servidores do Inmetro.
Parte da turma recém-treinada deu origem ao Núcleo de Linguagem Simples do lnovInmetro. Esse grupo de trabalho, formalizado por meio de portaria, tem o propósito de criar no Inmetro uma cultura do uso da linguagem simples para facilitar o entendimento de suas atividades pela sociedade.
O Núcleo desenvolveu e vem implementando um plano de ações, conduzido em duas frentes: engajamento, com atividades de sensibilização sobre o tema, e formação, com iniciativas de capacitação.
Conheça algumas das ações realizadas ou em andamento:
- Criação e divulgação das Diretrizes de Linguagem Simples do Inmetro;
- Campanhas de reescrita de textos do portal do Inmetro em linguagem simples;
- Palestras e bate-papos com especialistas externos para troca de experiências e disseminação da cultura da linguagem simples;
- Trilha de aprendizagem em linguagem simples.
-
Reformulação da Chamada pública de empresas para fazer parte do Ecossistema de Inovação do Inmetro, com aplicação de elementos de linguagem simples e direito visual. Essa atividade foi realizada em parceria com o IRIS, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, uma referência nacional sobre o tema.
- Dicionário dos termos técnicos do Inmetro em linguagem simples. O Inmetro elaborou este dicionário que explica, em linguagem simples, palavras e expressões relacionadas ao universo da metrologia, da avaliação da conformidade e da acreditação. Veja o dicionário aqui.
-
Novo formato de notificação de autuação.
O documento é emitido a empresas de todo o país quando ações de fiscalização identificam alguma irregularidade.
“O novo modelo é mais objetivo e tem visual amigável, destacando as informações importantes, como o motivo da autuação, e tornando mais claras as orientações sobre como as empresas podem se defender”, afirma o presidente do Inmetro à época, Márcio André Brito.
A versão anterior:


Clique para abrir o infográfico em PDF com os links
